Nação ladino-amefricana: entre a modernidade que racializa e a fresta que reterritorializa o corpo nos terreiros do Brasil

Ladino-African Nation: Between the modernity that racializes and the crevice that reterritorializes the body in the terreiros of Brazil.

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.60001/ricla.v34.n2.13

Résumé

O artigo debate a ideia de nação em Améfrica Ladina, realizando a crítica do mito da modernidade com base na racialidade e no racismo que a sustentam, bem como caracteriza e defende o seu contrário, a “nação da fresta”, construída a partir de diferentes matrizes no candomblé brasileiro, em que a cultura, a identidade e a reterritorialização do corpo e da subjetividade negra restituem
a vida para povos de terreiro no Brasil. Trata-se de estudo teórico de cunho argumentativo, metodologicamente referenciado na dialética terreirizada e desenvolvido a partir da contribuição de autores do pensamento social crítico latino-americano e do pensamento social negro, brasileiro e quilombola de oríentação contracolonial. O texto conclui enfatizando a importância da estratégia simbólica e político-afetiva negra, dos corpos regidos pela alegria, da pulsão de vida e da possibilidade do encantamento, expressa nos ritos presentes nas roças e nos terreiros, mas também no samba e outras expressões culturais.

Palavras-chave: Nação. Modernidade. Racialidade. Terreiro. América Latina.

Abstract

The article debates the idea of nation in Latin America, performing a critique of the myth of modernity based on the raciality and racism that sustain it, while also characterizing and advocating for its opposite, the “Crevice Nation,” constructed from different matrices in Brazilian Candomblé, where culture, identity, and the reterritorialization of the black body and subjectivity restore lifeto terreiro peoples in Brazil. It is a theoretical study with an argumentative approach, methodologically referenced in terreirized dialectics, and developed from the contributions of authors of critical Latin American social thought and black social thought, Brazilian, and quilombola, with a counter-colonial orientation. The text concludes by emphasizing the importance of the black symbolic and politico-affective strategy, of bodies guided by joy, the drive for life, and the possibility of enchantment expressed in the rituals present in terreiros but also in samba and other cultural expressions.

Keywords: Nation. Modernity. Raciality. Terreiro. Latin America.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Mirella Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Neta da Graciana, Yawô no Ylê Asè Egi Omin, pelas mãos de Wanda d’Omolu. Professora na Escola de Serviço Social da UFRJ, tutora do PET Povos de Terreiro e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Coordenadora de Extensão do Neabi.

Téléchargements

Publiée

2025-02-27