Os saberes e as práticas do congado e da medicina popular na história da favela Cabana do Pai Tomás, em Belo Horizonte/Minas Gerais
The knowledge and practices of congado and popular medicine in the history of the Cabana do Pai Tomás favela in Belo Horizonte/Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.60001/ricla.v34.n2.15Resumo
O artigo objetiva analisar como a história política da favela Cabana do Pai Tomás, em Belo Horizonte, Minas Gerais, está entrelaçada à cultura por meio dos saberes tradicionais e ancestrais que confluem na medicina popular e no Congado e potencializam caminhos de múltiplas resistências. Parte de uma historiografia contemplou os aspectos políticos da Cabana, tendo em vista sua ocupação oficial nos anos 1960, atravessada por processos de favelização no Brasil, com as contradições do movimento de urbanização que empurra sujeitos indesejáveis para zonas periféricas das cidades, somando-se aos conflitos pelos territórios no contexto da ditadura empresarial-militar que se instala em 1964. A premissa geral do texto é a de que na tessitura da história da Cabana, diante de um quadro de mudanças sociais importantes, o viés político se sobrepôs a outras formas de organização e contra-hegemonia. Na busca de entrelaçamentos, o texto reivindica outro estatuto ontológico e epistemológico na compreensão da comunidade. Considerando como esteio referenciais no âmbito da história e da sociologia urbana, com a análise qualitativa e documental, buscam-se diferentes composições em que a inserção da favela na cidade se cruza, a contrapelo de um caminho de apagamentos, com outras práticas e saberes ancestrais, populares e tradicionais.
Palavras-chave: Cabana do Pai Tomás. Medicina popular. Congado. Belo Horizonte.
Abstract
The article aims to analyze how the political history of the Cabana do Pai Tomás favela, in Belo Horizonte/Minas Gerais, is intertwined with culture through the traditional and ancestral knowledge that converge in folk medicine and Congado and potentiates paths of multiple resistance. Part of a historiography has considered the political aspects of the Cabana, in view of its official occupation in the 1960s, crossed by processes of favelization in Brazil, with the contradictions of the urbanization movement that pushes undesirable subjects to the outskirts of cities, adding to the conflicts over territories in the context of the business-military dictatorship that was installed in 1964. The general premise of the text is that in the Cabana's history, in the face of major social changes, the political bias takes precedence over other forms of organization and counter-hegemony. In the search for interconnections, the text claims another ontological and epistemological status in the understanding of community. Using references from the fields of history and urban sociology as a base, with qualitative and documental analysis, we are looking for different compositions in which the insertion of the favela in the city intersects, against the backdrop of a path of erasure, with other ancestral, popular, and traditional practices and knowledge.
Keywords: Cabana do Pai Tomás. Popular medicine. Congado. Belo Horizonte.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. O envio dos trabalhos implica a cessão sem ônus dos direitos de publicação, inclusive em versão eletrônica online. Todos os diretos provenientes da venda da revista ficam cedidos à Revista InterFACES. A republicação dos trabalhos deve mencionar a publicação original em Revista InterFACES.