Uma sombra sobre a doçura do mar: A jovem e o menino, de Marguerite Duras e Yann Andréa

A shadow on the sweetness of the sea: La jeune fille et l’enfant, by Marguerite Duras and Yann Andréa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60001/ricla.v35.n1.3

Resumo

Marguerite Duras se utilizou de diferentes formas para inscrever em sua obra a história de amor com Yann Andréa, sempre  acompanhada pelas imagens do mar. Sabemos que se trata de uma vasta rede de textos e filmes, desenhando diferentes trajetos possíveis, desde uma primeira referência ainda anônima em Os olhos verdes, na primeira publicação na Cahiers du Cinéma, (em junho de 1980), até o filme-texto O homem atlântico, além de outros. Sem perder de vista esse rizoma, tomaremos aqui La jeune fille et l’enfant, versão de O verão de 80 realizada por Yann Andréa e lida por Marguerite Duras, lançada pelas Éditions des Femmes, em 1982, em fita cassete, a fim de pensarmos como aí a vida se faz matéria de escrita e as relações entre a voz, o silêncio e o amor.

Palavras-chave: Marguerite Duras. Yann Andréa. La jeune fille et l’enfant.

Abstract
Marguerite Duras used different ways to inscribe her love story with Yann Andréa in her work, always accompanied by images of the sea. We know that this is a vast network of texts and films, tracing different possible paths, from the first anonymous reference in Les yeux verts (first published in Cahiers du Cinéma in June 1980), to the text-film L’homme atlantique, among others. Without
losing sight of this rhizome, we will here focus La jeune fille et l’enfant, a version of L’été 80 made by Yann Andréa and read by Marguerite Duras, released by Éditions des Femmes in 1982 on cassette tape, in order to think about how life becomes writing material and the relationships between voice, silence and love.

Keywords: Marguerite Duras. Yann Andréa. La jeune fille et l’enfant.

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Biografia do Autor

Cinara Arruda , Universidade Federal da Bahia

Artista-pesquisadora e professora de Artes (Campo Interdisciplinar), atuando na Graduação, Especialização e no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro. Doutora em Poéticas da Modernidade pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), é uma das líderes do Grupo de Pesquisa Práticas da Letra: Escrita, Leitura, Tradução, Psicanálise (UFMG/CNPq). Investiga o campo ampliado e as potências compactas da poesia. Pesquisa e realiza performances fílmicas: filme-ensaio; filme-lugar; filme-poema.

Paulo Andrade, Universidade Federal de Uberlândia

Professor de Literatura e Ensino de Literatura na Universidade Federal de Uberlândia, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários. É membro do Grupo de Pesquisa em Mídias, Literatura e Outras Artes (UFU/CNPq), onde coordena a linha de pesquisa Escrita, Experiência e Performance. Pós-Doutor pela UFMG (2018), fez seu doutorado sobre a relação amor, escrita e tradução na obra de Marguerite Duras, e é autor de diversos artigos sobre a escritora.

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Publicado

26.04.2025