Restará ainda o mar
There will still be the sea
DOI:
https://doi.org/10.60001/ricla.v35.n1.8Resumen
Neste artigo, partiremos do gesto de escrita de Marguerite Duras para refletir acerca da sua relação intrínseca com o mar e das ressonâncias deste com a memória. Se Duras sempre esteve à beira do mar ao escrever, como ela mesma dizia, proponho aqui uma leitura de seus textos como esse espaço movente e arrebatador. Qual a potência de uma escrita que, oceânica, movimenta e convoca
múltiplas memórias, tempos e sujeitos? Na intenção de refletir acerca dessa e de outras questões, focaremos aqui nos três Aurélia Steiner, textos homônimos escritos e publicados por Duras em 1979, nos quais há uma forte relação e tensão entre mar e memória, tempo e espaço, unidade e multiplicidade. Para tanto, dialogamos com a chamada filosofia da diferença, em especial o pensamento de
Gilles Deleuze, no intuito de estender um pouco mais os horizontes de análise da obra de Duras.
Palavras-chave: Memória. Tempo. Aurélia Steiner. Marguerite Duras. Gilles Deleuze.
Abstract
In this article, we start from the writing of Marguerite Duras to reflect on its intrinsic relationship with the sea and its resonances with memory. If Duras was always by the sea when she wrote, as she used to say, I propose here a view of her texts in this moving and overpowering space. What is the potency of a writing that, oceanic, moves and summons multiple memories, times and subjects? In order to reflect on this and other issues, we will focus here on the three Aurélia Steiner, homonymous texts written and published by Duras in 1979, in which we see a strong relationship and tension between sea and memory, time and space, unity and multiplicity. To this purpose, we dialogue with the so-called philosophy of difference, especially the thinking of Gilles Deleuze, aiming to expand the horizons of Duras' work analysis.
Keywords: Memory. Time. Aurélia Seiner. Marguerite Duras. Gilles Deleuze.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O envio dos trabalhos implica a cessão sem ônus dos direitos de publicação, inclusive em versão eletrônica online. Todos os diretos provenientes da venda da revista ficam cedidos à Revista InterFACES. A republicação dos trabalhos deve mencionar a publicação original em Revista InterFACES.