A floresta como recurso? Notas amazônicas sobre biodiversidade, territórios e a agenda econômica dos produtos florestais não madeireiros

Autores

  • Mariana Faro

Resumo

O artigo aborda diferentes acepções das florestas para contribuir com uma visão mais complexa que concilia naturezas e culturas, a partir da noção de território. Para discutir a inserção das florestas como produtos e serviços em uma economia de mercado, são abordadas questões relativas à constituição do desenvolvimento sustentável como paradigma e à mercantilização da natureza em diferentes formas. Por fim, é discutida a categoria de produtos florestais não-madeireiros (PFNM), em suas relações de territorialização e desterritorialização, a partir das dinâmicas de comercialização consolidadas nas últimas décadas.

Biografia do Autor

Mariana Faro

Graduada em Comunicação Social (UFPA), Mestre em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ), Doutoranda em Desenvolvimento Sustentável do Trópico úmido (NAEA/UFPA).

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Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Núcleo Temático