O lugar da comunicação na teoria competitiva da democracia
Resumo
Considerando a centralidade dos meios de comunicação de massa na sociedade, o objetivo deste trabalho é analisar como os temas da informação, comunicação e deliberação são mobilizados para pensar a formação de preferências e as decisões políticas em algumas das teorias que deram forma à atual concepção liberal de democracia. Para tanto, realiza-se uma revisão bibliográfica sobre a teoria da democracia competitiva, com destaque para obras de Joseph Schumpeter, Anthony Downs e Robert Dahl. Desse modo, observa-se que, por diferentes motivos, os meios de comunicação e a construção de preferências costumam aparecer de maneira secundária nas teorias estudadas. Por fim, identificada a existência de uma pluralidade de abordagens no interior da corrente competitiva - principalmente no que se refere à racionalidade dos eleitores, o papel das preferências e das informações no processo de tomada de decisões - são apresentadas algumas proposições, baseadas principalmente na teoria da democracia deliberativa, que visam sanar as lacunas das teorias analisadas em relação à função (não apenas informativa) da mídia na esfera pública política.