Ferramentas digitais e sociabilidade na Escola: reflexões a partir da imersão em um colégio de Ensino Médio na Cidade do Rio de Janeiro

Auteurs-es

  • Marcelo Burgos
  • Ana Paula Soares Carvalho

Résumé

O trabalho discute os impactos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação sobre a sociabilidade na escola. Analisa como o uso dessas tecnologias por estudantes da educação básica transforma o modo como se relacionam com o mundo à sua volta e, de modo específico, sua experiência escolar. A hipótese é a de que a reconfiguração de suas subjetividades, vinda de sua imersão digital, afeta a relação com a escola, que, por seu turno, vê-se duplamente desafiada enquanto locus privilegiado de educação das novas gerações e difusora de conhecimentos estabilizados na sociedade. Para explorar tais questões, mobilizam-se duas vertentes teóricas centrais para o campo da sociologia da educação: a dos estudos culturais e a dos estudos sobre a forma escolar. A partir do diálogo com essas vertentes, reflete-se sobre como os novos modos de se informar, comunicar, conhecer e socializar dos estudantes incidem na relação com a escola. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2025-08-27