As preposições per e por em Auto da barca do inferno: uma análise comparativa dos sentidos de uso

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.55702/medievalis.v10i1.45398

Mots-clés :

Linguística Histórica, História da Língua Portuguesa, Português Arcaico, Mudança Linguística, Preposições per e por.

Résumé

Para os estudos históricos, a língua portuguesa é derivada de uma lenta e sucessiva evolução do latim (vulgar) que, por sua vez, compõe a família de línguas chamada indo-europeia. Esse processo evolutivo, observável nas línguas vivas, é resgatado por meio da Linguística Histórica, campo da Linguística que se dedica a entender e interpretar as mudanças linguísticas ao longo do tempo. Sabendo que a língua portuguesa tem uma vasta história, este trabalho objetiva comparar os sentidos de uso das preposições per e por, na obra de Gil Vicente intitulada Auto da Barca do Inferno, de 1517, época que, de acordo com alguns autores, compreende o fim do período arcaico da língua portuguesa, que foi marcado pelo advento do primeiro compêndio padronizador do português, a Grammatica da Lingoagem Portuguesa, de Fernão de Oliveira. Tal estudo comparativo se justifica porque se observa a utilização concomitante de ambos os conectivos, sendo que, por vezes, a preposição per é considerada como uma forma antiga da preposição por. Nesse sentido, a partir da pesquisa bibliográfica e da documental, com base em pesquisas de estudiosos da História da Língua Portuguesa, promove-se um resgate histórico com o intuito de compreender os sentidos de uso de ambos os conectivos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Camilla da Silva Mendes

Especializanda em Língua Latina e Filologia Românica pela Faculdade Única – Grupo Prominas. Licenciada em Letras pelo Instituto Federal Fluminense. Professora do Colégio Centro de Estudos Britto e Vitoi.

Thalia Nogueira Mutuana

Graduanda em Letras pelo Instituto Federal Fluminense. Foi integrante dos projetos de pesquisa "Descrição e explicação de fenômenos fonéticos sob o viés da Linguística Histórica" e "A experiência do texto: por uma metodologia para ler, compreender e analisar textos jornalísticos atuais no ensino médio”

Références

A.GAL. Falam os Mestres. Disponível em: https://a.gal/falam-os-mestres/. Acesso em: 12 de mar. de 2021.

GALVES, C.; ANDRADE, A. L.; FARIA, P. Tycho Brahe Parsed Corpus of Historical Portuguese. (2017, December). Disponível em: http://www.tycho.iel.unicamp.br/~tycho/corpus/texts/psd.zip. Acesso em 29 mar. 2021.

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. – São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

BASSETTO, B. F. Elementos de Filologia Românica: história interna das línguas românicas. v.2. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa/ Evanildo Bechara. - 38. ed. rev. ampl. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

CASTILHO, A. T. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Editora Contexto, 2010.

CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

COUTINHO, I. L. Gramática histórica. Rio de Janeiro: Imperial novo Milênio, 2011.

CUNHA, C; CINTRA, L. F. L. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2008.

FARACO, C. A. História do Português. São Paulo: Parábola, 2019.

FARACO, C. A. Linguística Histórica: uma introdução ao estudo da história das

línguas. São Paulo: Parábola, 2006.

FARIA, E. Dicionário Escolar Latino-português. São Paulo, CNME, 1962.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

ILARI, R. Linguística românica. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.

MENDES, C. S.; MEDEIROS, N. R.; OLIVEIRA, T. S. A realização fonética do galego e a do português: um estudo comparativo com o latim. Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, p. 107-131, ago./dez. 2017. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1006. Acesso em: 13 de mar. de 2021.

NUNES, J. J. Compêndio de Gramática Histórica Portuguesa. 7. ed. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1969.

OTHERO, G. A. Introdução ao estudo da história da língua portuguesa. Minas Gerais: Virtual Books, 2003.

PROENÇA FILHO, D. Estilos de época na literatura. 20. ed. São Paulo: Prumo, 2012.

SILVA, J. P. Gramática histórica da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Intragráfica Editorial, 2010.

TEYSSIER, P. História da língua portuguesa. Tradução de Celso Cunha. Lisboa, Sá da Costa Editora, 1982.

TORRINHA, F. Dicionário Latino-Português. Porto: Marânus, 1942.

TRUJILLO, A. M; TRUJILLO, M. F. F. Estudo diacrônico de mudanças semânticas em língua portuguesa. Travessias. V. 10. N - 0,3, 28ª ed. 2016. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/14692. Acesso em: 8 de Março de 2021.

VICENTE, G. Auto da barca do Inferno. – Porto Alegre: L&PM, 2016.

Téléchargements

Publiée

2021-08-06

Numéro

Rubrique

Artigos