Representação, pensamento e educação na Suma teológica de Tomás de Aquino: o processo de conhecimento intelectivo das coisas materiais

Autores

  • Rafael Henrique Santin Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Campo Largo
  • Gisele Angelina Bassani Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.55702/medievalis.v10i2.46955

Palavras-chave:

Educação, Representação, Tomás de Aquino, Suma Teológica, Alma

Resumo

O tema deste artigo, inscrito no campo da História da Educação, é o conhecimento intelectivo das coisas materiais na Suma Teológica de Tomás de Aquino e os desdobramentos dessa discussão para a educação. O objetivo principal é analisar o modo como o teólogo dominicano entende o processo pelo qual a alma humana conhece as coisas materiais, inferiores e a si mesma na hierarquia dos seres criados. O problema que motivou nossa pesquisa é a importância dessas reflexões na proposta tomasiana para a formação de educadores no Ocidente medieval do século XIII. As fontes para o desenvolvimento deste estudo são as Questão 84, 85 e 86 da Primeira Parte da Suma Teológica, que debatem justamente o processo de conhecimento das coisas materiais. Esses textos fazem parte de um tratado da Suma que aborda o homem, no qual o autor desenvolve reflexões sobre o ato de pensar. Em síntese, a alma do homem é capaz de conhecer diversas dimensões do real: o que é inferior a ela, as suas próprias características e o que é superior a ela, sendo que o conhecimento das coisas materiais se dá necessariamente por representação e tendo os sentidos como ponto de partida. As Questões supracitadas apresentam fundamentos centrais da Filosofia da Educação tomasiana e podem, a nosso ver, ensinar lições importantes para os professores do século XXI, das quais se destacam os riscos, para educadores e educandos, de se conceber a educação como um processo mecanizado e destituído de humanidade.

Biografia do Autor

Rafael Henrique Santin, Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Campo Largo

Graduado em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Campo Largo. Pesquisador e vice líder do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade (GTSEAM - CNPq/UEM) e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar Clássicos na Educação: Antiguidade e Medievalidade (NICE-UEM). Editor de Seção da Revista Notandum (USP/UEM). Membro da equipe técnica da Revista Imagens da Educação (UEM). Realiza estudos e pesquisas nos campos da História da Educação Medieval e Filosofia da Educação Medieval com ênfase nos seguintes temas: educação e formação do mestre nas obras de Tomás de Aquino; o debate acerca do intelecto na Universidade Medieval e suas implicações educacionais; educação e civilização na Cristandade Medieval.

Gisele Angelina Bassani, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2012) e em Letras (Português/Inglês) pelo Instituto Federal do Paraná (2019). Especialista em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (2014) e em Atendimento Educacional Especializado - Educação Especial e Inclusiva (2020) pela Unicesumar. Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná (atual). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa "Estudos do Texto e do Discurso: entrelaçamentos teóricos e analíticos - GPTD". Trabalhou como Tutora On-line do curso de Pedagogia a Distância da Unicesumar (2013-2014). Foi Professora dos Anos Iniciais da Prefeitura Municipal de Sarandi, PR (2014-2015) e Formadora de apoio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no ano de 2014.

Referências

BLOCH, M. L. B. Apologia da história, ou, O ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001.

BOEHNER, P.; GILSON, E. História da filosofia cristã. Petrópolis: Vozes, 2007.

BRAUDEL, F. Escritos sobre a história. São Paulo: Perspectiva, 2014.

CUCCIA, E. J.; MUÑOZ, C. La abstracción em Tomás de Aquino: uma vía más allá de la epistemología tomista. ARETÉ Revista de Filosofia. v. XXX, n. 2, 2018, p. 245-269.

FEBVRE, L. Combates pela história. Lisboa: Editorial Presença, 1985.

GILSON, E. A filosofia na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

LE GOFF, J. Os Intelectuais na Idade Média. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.

LIBERA, A. A filosofia medieval. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.

NUNES, R. A. da C. História da Educação na Idade Média. Campinas: Kírion, 2018.

OLIVEIRA, T. Escolástica. Editora Mandruvá: São Paulo; Universidade do Porto: Porto, 2005.

OLIVEIRA, T. A importância da leitura de escritos tomasianos para a formação docente. Notandum, São Paulo, ano XII, n. 21, set./dez., 2009.

SANGUINETI, J. J. La especie cognitiva en Tomás de Aquino. Tópicos, n. 40, 2011, p. 63-103.

TOMÁS DE AQUINO. A Unidade do Intelecto contra os Averroístas. Lisboa: Edições 70, 1999.

TOMÁS DE AQUINO. Sobre o ensino (De Magistro). In: TOMÁS DE AQUINO. Sobre o ensino (De Magistro), os sete pecados capitais. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 23-62.

TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. São Paulo: Edições Loyola, 2015. v. II.

TOMÁS DE AQUINO. Suma Contra os Gentios. São Paulo: Edições Loyola, 2015a. v. I.

TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. São Paulo: Edições Loyola, 2016. v. I.

TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. Campinas: Ecclesiae, 2016a. v. 3.

Downloads

Publicado

2022-01-13

Edição

Seção

Artigos