Representação, pensamento e educação na Suma teológica de Tomás de Aquino: o processo de conhecimento intelectivo das coisas materiais
DOI:
https://doi.org/10.55702/medievalis.v10i2.46955Palavras-chave:
Educação, Representação, Tomás de Aquino, Suma Teológica, AlmaResumo
O tema deste artigo, inscrito no campo da História da Educação, é o conhecimento intelectivo das coisas materiais na Suma Teológica de Tomás de Aquino e os desdobramentos dessa discussão para a educação. O objetivo principal é analisar o modo como o teólogo dominicano entende o processo pelo qual a alma humana conhece as coisas materiais, inferiores e a si mesma na hierarquia dos seres criados. O problema que motivou nossa pesquisa é a importância dessas reflexões na proposta tomasiana para a formação de educadores no Ocidente medieval do século XIII. As fontes para o desenvolvimento deste estudo são as Questão 84, 85 e 86 da Primeira Parte da Suma Teológica, que debatem justamente o processo de conhecimento das coisas materiais. Esses textos fazem parte de um tratado da Suma que aborda o homem, no qual o autor desenvolve reflexões sobre o ato de pensar. Em síntese, a alma do homem é capaz de conhecer diversas dimensões do real: o que é inferior a ela, as suas próprias características e o que é superior a ela, sendo que o conhecimento das coisas materiais se dá necessariamente por representação e tendo os sentidos como ponto de partida. As Questões supracitadas apresentam fundamentos centrais da Filosofia da Educação tomasiana e podem, a nosso ver, ensinar lições importantes para os professores do século XXI, das quais se destacam os riscos, para educadores e educandos, de se conceber a educação como um processo mecanizado e destituído de humanidade.Referências
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