Representação, pensamento e educação na Suma teológica de Tomás de Aquino: o processo de conhecimento intelectivo das coisas materiais

Autores/as

  • Rafael Henrique Santin Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Campo Largo
  • Gisele Angelina Bassani Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.55702/medievalis.v10i2.46955

Palabras clave:

Educação, Representação, Tomás de Aquino, Suma Teológica, Alma

Resumen

O tema deste artigo, inscrito no campo da História da Educação, é o conhecimento intelectivo das coisas materiais na Suma Teológica de Tomás de Aquino e os desdobramentos dessa discussão para a educação. O objetivo principal é analisar o modo como o teólogo dominicano entende o processo pelo qual a alma humana conhece as coisas materiais, inferiores e a si mesma na hierarquia dos seres criados. O problema que motivou nossa pesquisa é a importância dessas reflexões na proposta tomasiana para a formação de educadores no Ocidente medieval do século XIII. As fontes para o desenvolvimento deste estudo são as Questão 84, 85 e 86 da Primeira Parte da Suma Teológica, que debatem justamente o processo de conhecimento das coisas materiais. Esses textos fazem parte de um tratado da Suma que aborda o homem, no qual o autor desenvolve reflexões sobre o ato de pensar. Em síntese, a alma do homem é capaz de conhecer diversas dimensões do real: o que é inferior a ela, as suas próprias características e o que é superior a ela, sendo que o conhecimento das coisas materiais se dá necessariamente por representação e tendo os sentidos como ponto de partida. As Questões supracitadas apresentam fundamentos centrais da Filosofia da Educação tomasiana e podem, a nosso ver, ensinar lições importantes para os professores do século XXI, das quais se destacam os riscos, para educadores e educandos, de se conceber a educação como um processo mecanizado e destituído de humanidade.

Biografía del autor/a

Rafael Henrique Santin, Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Campo Largo

Graduado em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Campo Largo. Pesquisador e vice líder do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade (GTSEAM - CNPq/UEM) e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar Clássicos na Educação: Antiguidade e Medievalidade (NICE-UEM). Editor de Seção da Revista Notandum (USP/UEM). Membro da equipe técnica da Revista Imagens da Educação (UEM). Realiza estudos e pesquisas nos campos da História da Educação Medieval e Filosofia da Educação Medieval com ênfase nos seguintes temas: educação e formação do mestre nas obras de Tomás de Aquino; o debate acerca do intelecto na Universidade Medieval e suas implicações educacionais; educação e civilização na Cristandade Medieval.

Gisele Angelina Bassani, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2012) e em Letras (Português/Inglês) pelo Instituto Federal do Paraná (2019). Especialista em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (2014) e em Atendimento Educacional Especializado - Educação Especial e Inclusiva (2020) pela Unicesumar. Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná (atual). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa "Estudos do Texto e do Discurso: entrelaçamentos teóricos e analíticos - GPTD". Trabalhou como Tutora On-line do curso de Pedagogia a Distância da Unicesumar (2013-2014). Foi Professora dos Anos Iniciais da Prefeitura Municipal de Sarandi, PR (2014-2015) e Formadora de apoio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no ano de 2014.

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Publicado

2022-01-13

Número

Sección

Artigos