A RELAÇÃO ENTRE AMOR E MORTE NA LITERATURA MEDIEVAL E AS SUAS CONSTRUÇÕES NAS LITERATURAS CONTEMPORÂNEAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/medievalis.v11i2.55810

Palavras-chave:

Literatura Medieval. Literatura Contemporânea. Amor. Morte.

Resumo

O presente trabalho engloba em seus conceitos uma quantidade de teorias relevantes ao entendimento do ser humano como tal. Sabe-se que as relações humanas - sejam elas no medievo ou na contemporaneidade - são de extrema complexidade. Não obstante tal observação, a questão das relações afetivas entre os seres consegue ultrapassar os limites da razão. O objetivo é analisar e demonstrar como o amor está paradoxalmente ligado à morte e como essa relação é indissolúvel e fundamental para a construção do ser humano. O problema da pesquisa é: como a relação entre o amor e a morte estabelece-se na sociedade medieval e como tal relação atravessa as fronteiras do tempo e chega ao momento literário atual? Esta pesquisa é bibliográfica e nela serão usados autores para referenciar e compor os conhecimentos que perpassarão o texto escrito. A proposta é mostrar que não existe amor sem morte e como esse laço tão medieval não se rompeu com o advento da modernidade. A partir das análises feitas entre os personagens, suas trajetórias e suas personalidades, considera-se que o amor paixão foi e é exaltado pelo mito não só no século XII, mas também no século XXI, através de uma série de livros que ressuscitam a característica principal do amor-paixão:  a morte, que nem sempre é uma morte carnal, da matéria corpórea. Em alguns momentos, a morte é a renúncia de algo, é a morte metafórica, mas em todas ela é voluntária, ou seja, deseja-se morrer por amor, deseja-se morrer de amor.

Biografia do Autor

Sálua Temis Tyê Monteiro Fayal, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação.

Referências

APOLINÁRIO, Marcileia de Sousa. As configurações do amor nas pastorelas galego-portuguesas. 2010. 133f. Tese (Mestrado em Estudos Literários). Universidade Estadual de Maringá.

BARROS, José D’Assunção. O amor cortês – suas origens e significados. Revista Raído. Universidade Federal da Grande Dourados. Vol. 05, ed. 09. Janeiro/ Junho, 2011.

BARROS, José D’Assunção. Os trovadores medievais e o amor cortês - reflexões historiográficas. S/n. Ano 1, vol. 01. N. 01.Abril/Maio, 2008.

FRAZÃO. Dilva. Biografia de Aristóteles. 2019. Disponível em: < https://www.ebiografia.com/aristoteles/>. Acessado em: 20 de junho de 2020.

FRAZÃO. Dilva. Biografia de Camilo Castelo Branco. 2019. Disponível em: < https://www.ebiografia.com/camilo_castelo_branco/>. Acessado em: 20 de junho de 2020.

FRAZÃO. Dilva. Biografia de Lima Barreto. 2019. Disponível em: https://www.ebiografia.com/lima_barreto/. Acessado em: 20 de junho de 2020.

GERHARDT, T.E; SILVEIRA, D. T; (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In Revista de administração e empresas. São Paulo. Vol. 35. N. 02. P. 57-63. Abril, 1995.

HUIZINGA, Johan. O Declínio da Idade Média. Lisboa: Ulisseia,1985.

MINAYO, M. C de S. (org). Pesquisa social, teoria, método e criatividade. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

SILVA. Valéria Sanchez. Uma questão de amor: Eros-Anteros e a intermediação de Éris, In: Falando de amor: uma escuta musical dos vínculos afetivos. São Paulo: Ágora, 2006.

SPINA, Segismundo. A lírica trovadoresca. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 1996.

ROUGEMONT, Denis de. O amor e o ocidente. 2 ed. São Paulo: Edirouro, 2003.

UNINTER, Centro Universitário Internacional. Manual – orientações trabalho de conclusão de curso licenciatura em letras. Curitiba: 2018. 29p.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-05

Edição

Seção

Artigos