Hildegard von Bingen
um estudo comparativo entre os discursos biográficos da história e do cinema
DOI:
https://doi.org/10.55702/medievalis.v13i1.64595Palavras-chave:
Hildegard von Bigen, Régine Pernoud, Visão da Vida de Hildegard von Bingen, cinema-históriaResumo
Hildegard von Bingen foi uma monja e polímata que viveu no século XII, mas tem se destacado em diversos âmbitos na atualidade, tanto na área medicinal como na intelectual e artística. A interessante vida de Hildegard despertou o interesse também da história e do cinema, tendo tido a sua vida relatada pela renomada historiadora francesa Régine Pernoud em sua obra biográfica Hildegard de Bingen: a Consciência Inspirada do Século XII (texto que em muito se baseia nas próprias cartas de Hildegard) e pela premiada cineasta alemã Margarethe von Trotta em sua obra cinematográfica Visão: Da Vida de Hildegarda de Bingen. O presente trabalho busca fazer um comparativo entre esses dois discursos (o histórico biográfico e o fílmico), objetivando compreender as diferenças e semelhanças significativas nas construções das personas de Hildegard nos dois discursos propostos.
Referências
BRAITH, Beth. A Personagem. São Paulo: Editora Contexto, 2017.
DUBY, Georges. O Ano Mil. Lisboa: Edições 70, 1980.
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematográfica. São Paulo: Editora Brasiliense, 2013.
MARTINS, Maria Cristina da Silva. Hildegarda de Bingen: Physica e Causae et Curae. In: Cadernos de Tradução, Porto Alegre, Número Especial, 2019, p. 159-174.
MARTINS, Maria Cristina da Silva. Physica: uma das obras científicas de Hildegarda de Bingen. In: Ronai Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, Juiz de Fora, V. 8, N. 1, 2020, p. 3-18.
MARTINS, Maria Cristina da Silva. Physica: uma das obras científicas de Hildegarda de Bingen. In: Ronai Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, Juiz de Fora, V. 10, N. 1, 2022, p. 26-49.
MARTINS, Maria Cristina da Silva; EGGERT, Edla. Hildegarda de Bingen. In: Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas: Mulheres na Filosofia, V. 7, N. 3, 2022, p. 14-34.
MCKEE, Robert. Story: Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro. Curitiba: Arte & Letras, 2006.
NÓVOA, Jorge; BARROS, José D’Assunção. Cinema-história: Teoria e Representações Sociais no Cinema. Rio de Janeiro: Apicuri, 2012.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas: Pontes Editora, 2015.
PERNOUD, Régine. Hildegard de Bingen: a Consciência Inspirada do Século XII. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
VADICO, Luiz. O Campo do Filme Religioso: cinema, religião e sociedade. Jundiaí:
Paco editorial, 2015.
VADICO, Luiz; MONTEIRO, Maurício. Hildegarde Von Bingen, a exemplaridade do
feminino no filme de Margarethe Von Trotta. In: Horizonte v. 20, n. 61, 2022 – Dossiê: Religião e Cinema.
VISÃO: SOBRE A VIDA DE HILDEGARD VON BINGEN. Direção: Margarethe von Trotta. Produção: Markus Zimmer. 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Douglas Esteves Moutinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.