Hildegard von Bingen
um estudo comparativo entre os discursos biográficos da história e do cinema
DOI :
https://doi.org/10.55702/medievalis.v13i1.64595Mots-clés :
Hildegard von Bigen, Régine Pernoud, Visão da Vida de Hildegard von Bingen, cinema-históriaRésumé
Hildegard von Bingen foi uma monja e polímata que viveu no século XII, mas tem se destacado em diversos âmbitos na atualidade, tanto na área medicinal como na intelectual e artística. A interessante vida de Hildegard despertou o interesse também da história e do cinema, tendo tido a sua vida relatada pela renomada historiadora francesa Régine Pernoud em sua obra biográfica Hildegard de Bingen: a Consciência Inspirada do Século XII (texto que em muito se baseia nas próprias cartas de Hildegard) e pela premiada cineasta alemã Margarethe von Trotta em sua obra cinematográfica Visão: Da Vida de Hildegarda de Bingen. O presente trabalho busca fazer um comparativo entre esses dois discursos (o histórico biográfico e o fílmico), objetivando compreender as diferenças e semelhanças significativas nas construções das personas de Hildegard nos dois discursos propostos.
Références
BRAITH, Beth. A Personagem. São Paulo: Editora Contexto, 2017.
DUBY, Georges. O Ano Mil. Lisboa: Edições 70, 1980.
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematográfica. São Paulo: Editora Brasiliense, 2013.
MARTINS, Maria Cristina da Silva. Hildegarda de Bingen: Physica e Causae et Curae. In: Cadernos de Tradução, Porto Alegre, Número Especial, 2019, p. 159-174.
MARTINS, Maria Cristina da Silva. Physica: uma das obras científicas de Hildegarda de Bingen. In: Ronai Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, Juiz de Fora, V. 8, N. 1, 2020, p. 3-18.
MARTINS, Maria Cristina da Silva. Physica: uma das obras científicas de Hildegarda de Bingen. In: Ronai Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, Juiz de Fora, V. 10, N. 1, 2022, p. 26-49.
MARTINS, Maria Cristina da Silva; EGGERT, Edla. Hildegarda de Bingen. In: Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas: Mulheres na Filosofia, V. 7, N. 3, 2022, p. 14-34.
MCKEE, Robert. Story: Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro. Curitiba: Arte & Letras, 2006.
NÓVOA, Jorge; BARROS, José D’Assunção. Cinema-história: Teoria e Representações Sociais no Cinema. Rio de Janeiro: Apicuri, 2012.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas: Pontes Editora, 2015.
PERNOUD, Régine. Hildegard de Bingen: a Consciência Inspirada do Século XII. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
VADICO, Luiz. O Campo do Filme Religioso: cinema, religião e sociedade. Jundiaí:
Paco editorial, 2015.
VADICO, Luiz; MONTEIRO, Maurício. Hildegarde Von Bingen, a exemplaridade do
feminino no filme de Margarethe Von Trotta. In: Horizonte v. 20, n. 61, 2022 – Dossiê: Religião e Cinema.
VISÃO: SOBRE A VIDA DE HILDEGARD VON BINGEN. Direção: Margarethe von Trotta. Produção: Markus Zimmer. 2009.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Douglas Esteves Moutinho 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.