A PROBLEMÁTICA DOS LIMITES DA RAZÃO E DO RELATIVISMO CULTURAL NOS CÉTICOS PIRRÔNICOS, À LUZ DA TEORIA DO LOGOS SPERMATIKÓS DE JUSTINO DE ROMA, EM APOLOGIA I E II E DIÁLOGOS COM TRIFÃO.

Autor/innen

  • Emerson Manoel da Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.55702/medievalis.v11i1.52798

Schlagworte:

ceticismo, verdade, cultura, Montaigne, Justino

Abstract

Entre as escolas filosóficas que surgiram ao longo da história da filosofia está o ceticismo, com a sua pergunta mais fundamental acerca da possibilidade de se chegar ao conhecimento da verdade sobre as coisas. Entre os céticos, encontra-se o ceticismo pirrônico, do qual Montaigne se aproximará, e adotará como base de sua reflexão sobre, como ele mesmo coloca, a pretensa superioridade do homem por sua razão sobre os outros animais, com o fim de questionar a postura dos colonizadores europeus frente aos habitantes do novo mundo, em seu Ensaio dos Canibais. Partindo das hipostipóses pirrônicas, e da desconfiança da razão, por haver homens que conhecendo agem de forma contrária, Montaigne questionará a classificação dos habitantes do novo mundo como selvagens, e se perguntará se é possível julgar uma cultura como sendo superior a outra. O presente artigo buscará apresentar uma visão sobre a questão do relativismo cultural a partir de leitura de trechos de Justino de Roma e de sua teoria das sementes do verbo espalhados pelo mundo e pelas diversas culturas.

Autor/innen-Biografie

Emerson Manoel da Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e mestrando em filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na áera de história da filosofia.

Literaturhinweise

Cardel, Lídia Maria Pires Soares. Discutindo o conceito de relativismo cultural: abrangências e limites. Opará - Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação, Paulo Afonso, ano 1, vol. 1, jan./jun. 2013, pp. 78-87.

Diogenes laertius. Links of eminent philosophers. Cambridge, 1925.

Marcondes, Danilo. Montaigne, a descoberta do novo mundo e o ceticismo moderno. kriterion, Belo Horizonte, nº 126, Dez./2012.

João Paulo II. Fides et Ratio. 1998

Junior, Antônio Pereira. Agostinho e o Ceticismo: Um estudo da crítica Agostiniana ao ceticismo em Contra Acadêmicos. Natal, 2012.

Montaigne. Os Ensaios. Livro I. Martins Fontes. São Paulo, 2000.

_________. Os Ensaios. Livro II. Martins Fontes. São Paulo, 2000.

Roma, de Justino. I e IIApologia. Paulus, 2ª Edição.

______________. Diálogos com Trifão. Paulus, 2ª Edição.

Sexto Empírico. Hipóteses Pirrônicas.

Tomás de Aquino. Summa theologiae.

Veröffentlicht

2022-11-11

Ausgabe

Rubrik

Artigos