Do herói homérico ao herói germânico: uma análise comparada sobre o código de conduta guerreiro entre a Ilíada e a Batalha de Maldon

Auteurs-es

  • Bruna Moraes Silva Rio de Janeiro Federal University

DOI :

https://doi.org/10.55702/medievalis.v2i2.44231

Mots-clés :

guerreiro, Ilíada, A Batalha de Maldon, literatura, código de conduta.

Résumé

Resumo: Objetiva-se, através do presente artigo, investigar, a partir do estudo comparado, duas obras literárias distantes no tempo e espaço: Ilíada, poema do século VIII a.C., e Batalha de Maldon, do século X d.C., possuindo como enfoque de análise os códigos de conduta dos guerreiros presentes nas mesmas. Evidenciar-se-á similitudes, particularidades e diferenças entre uma epopeia e outra, analisando dentro delas, a partir dos estudos da Nova História da Batalha, não apenas questões ligadas à maneira de se fazer a guerra, mas especialmente como as personagens descritas se portavam diante do inimigo e da morte iminente, dando destaque aos valores que as guiavam, como honra, coragem e glória. Possuímos como hipótese central de nosso trabalho que esses poemas épicos, ao serem direcionados ao seu público, funcionavam como veículos educacionais, levando a ele diferentes normas a serem seguidas, assim como elucidando para nós, pesquisadores, questões do cotidiano no qual se inseriam.

Palavras-chave:
guerreiro, Ilíada, A Batalha de Maldon, literatura, código de conduta.

Abstract:
We aim, through this article, to investigate, in a compartive study, two distante literaty works in time and space: Iliad, a põem from the VIII century b.C., and The Battle of Maldon, from the X century a.D., having as focus of analysis the codes of conduct of the warrios presente in them. We will point similarities, particularities and diferences between one and another epic, analyzing within them, through the studies of the New History of Battle, not only issues related to the warfare, but especially how the described characters behaved before the enemy and impending death, highlighting the values that guided them, as honor, courage and glory. We have as central hypothesis of our work that these epic poems, targeted to its audience, functioned as educational vehicles, leading it to follow diferente rules, as well as elucidating for us, researchers, issues of daily life in wich it operated.

Keywords:
warrior, Iliada, The Battle of Maldon, literature, codes of conduct.

Biographie de l'auteur-e

Bruna Moraes Silva, Rio de Janeiro Federal University

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publié-e

2015-08-18

Numéro

Rubrique

Artigos