PAULO DE TARSO, APOCALÍPTICA E ESTOICISMO: APROXIMAÇÕES A RESPEITO DA VIDA APÓS A MORTE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.55702/medievalis.v11i1.53508

Mots-clés :

Paulo de Tarso, Apocalíptica, Estoicismo, Cícero, Sêneca.

Résumé

O presente artigo tem como objetivo comparar as ideias de Paulo de Tarso a respeito da vida após a morte com dois escritos que expressam reflexões estoicas sobre o mesmo assunto. Tanto Paulo quanto os estoicos endossam uma transcendência da morte, onde pessoas justas alcançam uma forma mais elevada de vida depois que morrem. Busca-se, com esse procedimento, verificar semelhanças e diferenças. Para esse fim, trechos de duas cartas de Paulo serão utilizados: A Primeira Carta aos Tessalonicenses (capítulo 4) e a Primeira Carta aos Coríntios (capítulo 15). Em relação aos estoicos, os escritos utilizados serão: O sonho de Cipião no De Re Publica de Cícero, que tem como eixo o ensino estoico e, a ascensão de Metílio em Ad Marciam de Consolatione (Consolação a Márcia) de Sêneca.

Bibliographies de l'auteur-e

Leonardo dos Santos Silveira, UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Doutor em Teologia (Área de Concentração: Teologia Bíblica) pela PUC-RJ. Doutorando em Letras Clássicas (Linha de Pesquisa: Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica) pela UFRJ sob a orientação do professor Marcos José de Araújo Caldas. E-mail: prof.leosansil@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0189603895335569 e ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-7305-4286.

Marcos José de Araújo Caldas, UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Doutor em Alte Geschichte História Antiga Multidisciplinar pela Universität Bonn. Professor Associado IV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professor Adjunto do Departamento de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: marcos.caldas@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0462102982176400 e ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-3530-4405.

Références

BORING, M. E. Introdução ao Novo Testamento. Volume 1: Questões introdutórias do Novo Testamento e Escritos Paulinos. Santo André (SP): Academia Cristã; São Paulo: Paulus, 2015.

CAROÇO, A. F. P. ‘Omnia humana caduca sunt’: A Consolação a Márcia de Séneca. Mestrado em Estudos Clássicos. Portugal: Universidade de Lisboa, 2011.

COLISH, M. L. The Stoic Tradition From Antiquity to the Early Middle Ages. Leiden: Brill, 1985.

CROSSAN, J. D.; REED, J. L. Em Busca de Paulo. Como o Apóstolo de Jesus opôs o Reino de Deus ao Império Romano. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2007.

ENGBERG-PEDERSEN, T. Cosmology and the Self in the Apostle Paul. Oxford: Oxford University Press, 2010.

FITZMYER, J. 1Corinthians: A New Translation with Introduction and Commentary. New Haven; London: Yale University Press, 2008.

GREEN, G. L. The Letters to the Thessalonians. Michigan: 2002 Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 2002.

KOESTER, H. Introdução ao Novo Testamento. Volume 2. História e Literatura do Cristianismo Primitivo. São Paulo: Paulus, 2005.

MAIA JÚNIOR, J. A. O Sonho de Cipião no De Re Publica, de Cícero. Scientia Traductionis, n. 10, 2011, p. 241-257.

MALHERBE, A. J. Paul and the Thessalonians. The Philosophic Tradition of Pastoral

Care. EUA: Wipf and Stock Publishers, 2011.

PENNA, R. Paulo de Tarso e os componentes gregos do seu pensamento. Atualidade Teológica, ano XIII n. 31, janeiro a abril / 2009, p. 55-91.

PERKINS, P. Resurrection. New York: Doubleday, 1984.

SOARES, D. O. A ressurreição corporal na tradição paulina: O sôma psychikón e o sôma pneumatikón. Atualidade Teológica, ano XIII, n. 31, janeiro a abril / 2009, p. 407-417.

Téléchargements

Publié-e

2022-11-11

Numéro

Rubrique

Artigos