Dois excertos do Terceiro Livro de Linhagens (c.1344) do Pedro Afonso, conde de Barcelos

Autori

DOI:

https://doi.org/10.55702/medievalis.v11i1.52332

Parole chiave:

Português arcaico, História da Língua Portuguesa, Terceiro Livro de Linhagens, conde de Barcelos

Abstract

Neste artigo, dedicamo-nos a analisar alguns fenômenos ortográficos, fonéticos, morfológicos e sintáticos da fase arcaica da Língua Portuguesa, localizáveis em dois excertos do Terceiro Livro de Linhagens (c.1344), de Pedro Afonso, conde de Barcelos. Nossa proposta é verificar, a partir de estudos da História da Língua Portuguesa (SPINA, 2008; SILVA, 2010; SAID ALI, 1964; MATOS E SILVA, 2001; HENRIQUES, 2019), da História da Literatura Portuguesa (TAVANI, LANCIANI, 1993; LOPES, SARAIVA, 1996; DIAS, 1998) e da Historiografia Portuguesa dedicada ao século trecentista português (SARAIVA, 2001; OLIVEIRA MARQUES, 1987; MORENO, 1995; MATTOSO, 1983), em que medida os fenômenos elencados respondem, enquanto expedientes histórico-linguísticos, à dinâmica sociocultural de Portugal na época em que o Terceiro Livro de Linhagens foi produzido.  Entendemos que esse primordial texto é um relevante testemunho do Portugal Medieval e que se destina não somente a dar um panorama do estado inicial da Língua Portuguesa (fase arcaica), como apresenta função sociocomunicativa pertinente para o grupo social em que está associado o seu autor.

Biografie autore

Marcelo Alves da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (UERJ, 2019). Especialista em Literaturas Portuguesa e Africanas contemporâneas (UFRJ, 2017). Atualmente, é doutorando em Literatura Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (2020-) e pós-graduando lato sensu em Língua Portuguesa pelo Liceu Literário Português (2021-). É pesquisador da Cátedra Jorge de Sena para Estudos Luso-Afro-Brasileiros (UFRJ).

Renata Soneghetti Cauper Pinto, Governo do Estado do Rio de Janeiro; Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

Mestre em Língua Portuguesa (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), pela UERJ-FFP (2016). Especialista em Estudos Literários pela UERJ-FFP (2012) e em Língua Portuguesa: leitura e escrita no ensino de surdos pelo INES (2021). Atualmente, é pós-graduanda lato sensu em Língua Portuguesa pelo Liceu Literário Português (2021-). É pesquisadora do grupo de pesquisa Compreensão e produção escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua: experiências, desafios e perspectivas (INES) e professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Queimados e no Ensino Médio do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

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Pubblicato

2022-11-11

Fascicolo

Sezione

Artigos