A relação entre literatura e ilustração em ‘História do capuchinho vermelho contada a crianças e nem por isso’, de Manuel António Pina
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2018.v15n2a18992Palavras-chave:
literatura, ilustração, belo, grotesco.Resumo
No presente artigo, analisar-se-á a relação entre literatura e ilustração no conto História do Capuchinho Vermelho contada a crianças e nem por isso, de Manuel António Pina, que inclui seis pinturas a pastel da artista plástica Paula Rego. Analisaremos algumas das semelhanças e diferenças entre o conto do autor português e as versões anteriores, de Perrault e dos Irmãos Grimm. Destacaremos, sobretudo, a importância das ilustrações nos contos infantis, realçando a necessidade de aliar dois tipos de texto — o pictórico e o verbal —, podendo o primeiro auxiliar na descodificação do segundo. Torna-se também necessário pensar em conceitos como “belo” e “grotesco”, tão presentes na obra de Paula Rego.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).