Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2018.v15n2a34409

Palavras-chave:

Apresentação.

Resumo

Apresentação à Metamorfoses 15(2).

Biografia do Autor

Lucia Ruas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é Doutora em Letras Vernáculas (Literatura Portuguesa), com a tese "Vergílio Ferreira: itinerário de uma paixão". Desde os anos 90, tem se interessado pelos estudos da narrativa portuguesa entre o final do século XIX e o final do século XX, formando gerações de mestres e doutores em torno de três projetos de pesquisa que liderou: ?A amorosa confissão: uma leitura da obra de Vergílio Ferreira?, ?Decadência e resgate: a ficção portuguesa entre dois fins de século? e? De Orfeu e de Perséfone: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas?. Desde 2011 é Regente da Cátedra Jorge de Sena para Estudos Literários Luso-afro-brasileiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro e editora da revista Metamorfoses, publicada pela Editorial Caminho com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi galardoada com o Prêmio Capes de Teses, na qualidade de orientadora da melhor tese de Doutorado defendida no Brasil, na área das Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes, em 2010. Prepara o início de investigação em torno da obra de Maria Gabriela Llansol.

Viviane Vasconcelos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora de Literatura Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo), em Filosofia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e em Letras - Português/Italiano, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou mestrado em Literatura Portuguesa e doutorado em Literatura Comparada (UFF). A tese "Mãos que tecem o tempo e o espaço: Agustina Bessa-Luís e Vieira da Silva" abordou o diálogo entre a obra da escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís e as pinturas de Maria Helena Vieira da Silva. No mestrado, a dissertação ?Para além da moldura: configurações do Barroco em A Ronda da Noite?, privilegiou o diálogo entre o livro de Agustina Bessa-Luís e o quadro de Rembrandt, de mesmo nome. Integrou os projetos ?Releituras do barroco na ficção portuguesa contemporânea? (2006 até 2016) e ?Do barroco ao neobarroco: configurações da ficção portuguesa contemporânea (2008 até 2016)?. Estudou a literatura e a pintura portuguesa do século XVII, representada, especialmente, por Josefa de Óbidos e Bento Coelho da Silveira. Tem desenvolvido pesquisas dentro da linha 'Literatura e outras artes', dando preferência aos seguintes temas: intertextualidade, biografia e diálogos interartes. 

Downloads

Publicado

2020-05-10