A dança das abelhas: Carlos de Oliveira em diálogo com seu tempo

Autores

  • Livia Penedo Jacob Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v18n2a45884

Palavras-chave:

literatura portuguesa, neorrealismo, cinema português

Resumo

O presente artigo pretende examinar a obra de Carlos de Oliveira em diálogo com algumas produções que lhe são contemporâneas. Não objetivamos determinar os possíveis influxos das publicações do autor sobre as realizações de outros artistas ou vice-versa; propomos, pelo contrário, um exercício reflexivo que visa a ponderar sobre o legado deixado por Oliveira. Nesse sentido, examinaremos as repercussões de Trabalho Poético junto à produção lírica de então e analisaremos as confluências entre Uma abelha na chuva, de Oliveira, e O Delfim, de José Cardoso Pires, paralelismos apontados pelo diretor Fernando Lopes como inspirações para as adaptações cinematográficas que realizou das duas obras.  Como aporte teórico, baseamo-nos nas análises de Rosa Maria Martelo, Manuel Gusmão e Seabra Pereira.

Biografia do Autor

Livia Penedo Jacob, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Letras pela UERJ, com mestrado em Linguística pela Puc-Rio, tem doutorado em Teoria da Literatura e Literatura pela UERJ, onde cursa, atualmente, pós-doutorado na mesma área.

Referências

CERDEIRA, Maria Cristina. “O Delfim: Bispo em xeque, golfinho devorado, herdeiro sem poder”. O Delfim. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

FERREIRA, Carolin Overhoff. Uma Abelha na Chuva, Fernando Lopes, Portugal (1968-1971). O Cinema Português através dos seus Filmes. Lisboa: Edições 70, pp. 118-1, 2014.

GARCIA CANCLINI, Nestor. A sociedade sem relato: antropologia e estética da iminência. São Paulo: EDUSP, 2016.

GUSMÃO, Manuel. A Poesia de Carlos de Oliveira. Lisboa: Ed. Comunicação, 1981.

GUSMÃO, Manuel. Tatuagem e palimpsesto: da poesia em alguns poetas e poemas. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.

LOPES. O; SARAIVA. LOPES; SARAIVA. História da literatura portuguesa. Porto: Porto Editora, 2005.

LOURENÇO, Eduardo. Alcateia por Carlos de Oliveira. Vértice. Coimbra, n. 12-16, mai. 1945. p. 52-54.

MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2020.

PEREIRA, José Carlos Seabra. As literaturas em língua portuguesa. Macau: Editora Gradiva, 2020.

PEREIRA, Rosa Maria Martelo Fernandes. A construção do mundo na poesia de Carlos de Oliveira. 1996. Dissertação (Doutorado em Letras). Universidade do Porto, Porto. Disponível em: <https://hdl.handle.net/10216/10916> Acesso: 05 de agosto de 2021.

PIRES, José Cardoso. Entre duas memórias. Diário Popular. Lisboa, 12 de Julho de 1986, p. 31. Disponível em: <http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/EFEMERIDES/josecardosopires/Textos/PDF/DiarioPopular_12Jul1986_0031.pdf> Acesso: 05 de agosto de 2021.

PIRES, José Cardoso. O Delfim. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

RÉGIO, José. Cartas intemporais do nosso tempo: A um moço camarada, sôbre qualquer possível influência do romance brasileiro na literatura portuguesa. Seara Nova, n.º 609, 15 de Abril de 1939.

OLIVEIRA, Carlos de. Uma abelha na chuva. Lisboa: Sá da Costa, 1984.

OLIVEIRA, Carlos de. Trabalho Poético. Lisboa: Sá da Costa, 1982.

PEREIRA, Patrícia Resende. Cada poema já sonha outra forma: Poesia e poética cinematográfica em Carlos de Oliveira e Manuel Gusmão. 2018. 225 f. Tese (Doutorado em Letras). Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B7DLDT/1/patr_cia_resende_pereira_tese.pdf> Acesso: 05 de agosto de 2021.

YUAN, Jiayi. Culpa e desejo em Uma abelha na chuva: o livro e o filme. 2016. 109f. Dissertação (Mestrado em Línguas e Culturas). Faculdade de Línguas e Culturas. Universidade de Aveiro, Aveiro. Disponível em: <https://ria.ua.pt/bitstream/10773/17079/1/Jiayi%20Yuan.pdf> Acesso: 05 de agosto de 2021.

Downloads

Publicado

2023-03-16