A dança das abelhas: Carlos de Oliveira em diálogo com seu tempo
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v18n2a45884Palavras-chave:
literatura portuguesa, neorrealismo, cinema portuguêsResumo
O presente artigo pretende examinar a obra de Carlos de Oliveira em diálogo com algumas produções que lhe são contemporâneas. Não objetivamos determinar os possíveis influxos das publicações do autor sobre as realizações de outros artistas ou vice-versa; propomos, pelo contrário, um exercício reflexivo que visa a ponderar sobre o legado deixado por Oliveira. Nesse sentido, examinaremos as repercussões de Trabalho Poético junto à produção lírica de então e analisaremos as confluências entre Uma abelha na chuva, de Oliveira, e O Delfim, de José Cardoso Pires, paralelismos apontados pelo diretor Fernando Lopes como inspirações para as adaptações cinematográficas que realizou das duas obras. Como aporte teórico, baseamo-nos nas análises de Rosa Maria Martelo, Manuel Gusmão e Seabra Pereira.
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