Do neorrealismo em Portugal: diálogos entre literatura e artes plásticas

Autores

  • Michele Dull Sampaio Beraldo Matter CEFET/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2015.v13n2a5091

Resumo

No poema “As solicitações e emboscadas”, de 1945, o pintor e escritor português Mário Dionísio nos convida a pensar a atividade artística como fruto de um processo intimamente ligado ao sentimento do sujeito diante de sua realidade e de seu tempo. Ao estabelecer o paralelo entre “lágrimas silenciosas” e os materiais tradicionais que um pintor usaria em sua produção, o eu-poético metalinguisticamente anuncia não só um gesto de criação artística que nasce como fruto de uma experiência pessoal, mas ao
mesmo tempo estabelece o paralelo entre a pintura e a produção literária, duas atividades às quais Mário Dionísio se dedicou com intensidade. 

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Publicado

2016-11-10