Do neorrealismo em Portugal: diálogos entre literatura e artes plásticas
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2015.v13n2a5091Resumo
No poema “As solicitações e emboscadas”, de 1945, o pintor e escritor português Mário Dionísio nos convida a pensar a atividade artística como fruto de um processo intimamente ligado ao sentimento do sujeito diante de sua realidade e de seu tempo. Ao estabelecer o paralelo entre “lágrimas silenciosas” e os materiais tradicionais que um pintor usaria em sua produção, o eu-poético metalinguisticamente anuncia não só um gesto de criação artística que nasce como fruto de uma experiência pessoal, mas aomesmo tempo estabelece o paralelo entre a pintura e a produção literária, duas atividades às quais Mário Dionísio se dedicou com intensidade.
Downloads
Publicado
2016-11-10
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).