"Dá-me os óculos": Fernando Pessoa, personagem da história da literatura
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v1n18a51009Resumo
Este trabalho visa retraçar e analisar a construção da personagem Fernando Pessoa pela História da Literatura, mais especificamente pelos seus primeiros leitores, biógrafos e editores. A recepção de sua obra e a decorrente criação de uma personagem por trás dela, com traços bem definidos, será a ênfase desta análise, que tomará como referência um exemplo específico e já incontornável da recepção ficcional de Pessoa, a saber, o romance O ano da morte de Ricardo Reis (1984), de José Saramago. Recuperando tanto a obra pessoana quanto aquela da tradição em torno de Pessoa, este romance recria e reflete sobre os traços de uma tal personagem, colocando em debate não apenas a sua própria elaboração narrativa como também a elaboração de outras construções que, em princípio, não se pretendiam ficcionais. Trata-se de analisar, portanto, menos a personagem Fernando Pessoa de Saramago e mais os ecos da personagem da História da Literatura presentes num romance que, tirando-lhe os óculos, não perde de vista a tradição que antes tratara de imortalizá-los.Downloads
Publicado
2022-03-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).