"Dá-me os óculos": Fernando Pessoa, personagem da história da literatura

Authors

  • Sara Grünhagen

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v1n18a51009

Abstract

Este trabalho visa retraçar e analisar a construção da personagem Fernando Pessoa pela História da Literatura, mais especificamente pelos seus primeiros leitores, biógrafos e editores. A recepção de sua obra e a decorrente criação de uma personagem por trás dela, com traços bem definidos, será a ênfase desta análise, que tomará como referência um exemplo específico e já incontornável da recepção ficcional de Pessoa, a saber, o romance O ano da morte de Ricardo Reis (1984), de José Saramago. Recuperando tanto a obra pessoana quanto aquela da tradição em torno de Pessoa, este romance recria e reflete sobre os traços de uma tal personagem, colocando em debate não apenas a sua própria elaboração narrativa como também a elaboração de outras construções que, em princípio, não se pretendiam ficcionais. Trata-se de analisar, portanto, menos a personagem Fernando Pessoa de Saramago e mais os ecos da personagem da História da Literatura presentes num romance que, tirando-lhe os óculos, não perde de vista a tradição que antes tratara de imortalizá-los.

Author Biography

Sara Grünhagen

Este trabalho visa retraçar e analisar a construção da personagem Fernando Pessoa pela História da Literatura, mais especificamente pelos seus primeiros leitores, biógrafos e editores. A recepção de sua obra e a decorrente criação de uma personagem por trás dela, com traços bem definidos, será a ênfase desta análise, que tomará como referência um exemplo específico e já incontornável da recepção ficcional de Pessoa, a saber, o romance O ano da morte de Ricardo Reis (1984), de José Saramago. Recuperando tanto a obra pessoana quanto aquela da tradição em torno de Pessoa, este romance recria e reflete sobre os traços de uma tal personagem, colocando em debate não apenas a sua própria elaboração narrativa como também a elaboração de outras construções que, em princípio, não se pretendiam ficcionais. Trata-se de analisar, portanto, menos a personagem Fernando Pessoa de Saramago e mais os ecos da personagem da História da Literatura presentes num romance que, tirando-lhe os óculos, não perde de vista a tradição que antes tratara de imortalizá-los.

Published

2022-03-31