Pessoa, editor da poesia de Pessanha
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v1n18a51010Resumo
Fernando Pessoa foi um entusiasmado ouvinte, leitor e candidato a editor de poemas de Camilo Pessanha, escritor que considerou ser um dos fundadores da poesia portuguesa moderna. O presente artigo procura acompanhar sinais do interesse de Pessoa pela publicação extensiva da obra poética de Pessanha até à publicação da revista Centauro, em 1916, um período em que pensou poder vir a ser o principal responsável pela divulgação impressa destes poemas. Na recolha desses sinais de interesse, dá-se atenção sobretudo à actividade de recensão, bem como à tentativa de datar, ainda que só de maneira aproximada, os testemunhos que a comprovam. Por recensão entende-se aqui o levantamento de testemunhos e documentos afins, sem intuitos de colação textual com outras vias de circulação da obra em verso de Pessanha. A saída de Centauro corresponde a um marco neste assunto, na medida em que significa o fim do projecto pessoano de publicar estes poemas de maneira global, i.e., numa escolha ampla e representativa.Downloads
Publicado
2022-03-31
Edição
Seção
Ler e depois
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).