A crítica da temporalidade ocidental nas entrevistas de Mário Cesariny
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2022.v19n2a57118Palavras-chave:
Mário Cesariny, Surrealismo, Europa, Renascimento, Temporalidade.Resumo
Mário Cesariny desenvolveu ao longo das diferentes facetas da sua obra uma ampla intervenção crítica, procurando descrever os propósitos fundamentais do movimento surrealista internacional e a singularidade do Surrealismo português. Neste texto, propõe-se uma reflexão sobre a crítica de Cesariny ao paradigma civilizacional de matriz europeia e a configuração de um enquadramento específico para o caso português. Problematiza-se a especificidade da abordagem do autor ao problema da temporalidade, essencial para a discussão do totalitarismo epistemológico ocidental, de matriz grega e com repercussões globais a partir do século XVI, e para a singularização de Portugal como expoente literário e cultural cujo ocaso coincide com a ascensão da Europa como conceito. Toma-se como suporte da análise uma vertente específica da sua intervenção pública, as entrevistas que foi concedendo ao longo das décadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).