Chamada de artigos - Metamorfoses 22.1

2024-10-24

Em torno da obra de Mário Cláudio: uma celebração da vida literária

Diversos eventos têm ocorrido nos últimos anos para homenagear o escritor português Mário Cláudio (1941), um dos maiores nomes das literaturas em Língua Portuguesa. Além de livros e congressos, pesquisadores de diferentes países têm dedicado análises relevantes sobre a obra do autor, que iniciou sua carreira em 1969. Com uma vasta produção, que inclui romances, peças de teatro, contos, ensaios, crônicas e poesia, o escritor é considerado um dos nomes maiores da literatura atual. Suas obras foram traduzidas para o inglês, francês, alemão, italiano, húngaro, checo, croata e castelhano. É vencedor de prêmios literários importantes, como o Pessoa (2004), o Fernando Namora, o Eça de Queirós e o Vergílio Ferreira. Mário Cláudio é o único escritor a vencer por três vezes o prêmio de Grande Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE): Amadeo (1984); Retrato de Rapaz (2015) e Tríptico da Salvação (2019).

Cultivando diversos gêneros, a escrita de Mário Cláudio dialoga com muitos temas, outros campos do saber e escritores, com destaque para as relações privilegiadas que estabelece com Camilo Castelo Branco, Aquilino Ribeiro e Agustina Bessa-Luís. Entre as dominantes de sua obra destacam-se a reflexão sobre a memória, a arte, a biografia, a tradição literária, a re-visão pós-moderna do passado, a meditação metaficcional, a identidade cultural, as relações interartes, elaborando um pensamento constante que convoca diversos romancistas, artistas e poetas. Além disso, sem diminuir a abertura culturalmente cosmopolita, sua literatura valoriza uma geografia que lhe é peculiar – o Norte de Portugal, com suas ancestrais ligações à Galiza.

Neste contexto, a revista Metamorfoses celebra a vida literária de Mário Cláudio, com especial interesse na comemoração da importante obra do escritor e sua relevância nas literaturas contemporânea de língua portuguesa. O dossiê receberá artigos voltados para uma reflexão sobre a multifacetada escrita de Mário Cláudio, seus temas mais relevantes, sua ligação com outros romancistas e artistas.

Editores convidados: Viviane Vasconcelos (UERJ-FAPERJ), José Cândido Oliveira Martins (Universidade Católica Portuguesa - CEFH) e José Vieira (Universidade de Padova - CLEPUL)

Prazo para submissão: 31/03/2025