Contos com arte. Três tipos de diálogos artísticos: Nuno Júdice, Afonso Cruz e Luís Carmelo
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2020.v17n1a36902Keywords:
Écfrase, interartes, intermedialidade, alusão, contoAbstract
O desafio de imaginar uma história a partir de quadros ou dialogando com pinturas e outras obras de arte é assumido em contos de Nuno Júdice, Afonso Cruz e Luís Carmelo. No caso de Nuno Júdice, o diálogo é contratualizado dependendo de um plano editorial. Nos dois últimos casos, o diálogo é mais difuso e mais liberto de constrangimentos. Este estudo visa analisar como se tece esse diálogo entre escritores, pinturas e obras, abordando afinidades e distanciamentos criativos e estruturais. Pretende-se investigar os procedimentos acionados nestes diálogos interartísticos, desde a écfrase à mera alusão, mostrando como as contaminações do sensível originam novos sentidos capazes de envolver os leitores numa dialogante viagem artística.
References
BARONI, Raphaël. La tension narrative. Suspense, curiosité et surprise. Paris: Seuil, 2014.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Vol. I, São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1970.
BLANARIU, Nicoleta Popa. “Alternative Insights into Comparative Literature: Interdisciplinar, Intercultural, Intersemiotic Dancing Ekphrasis and Transmedial
Narrative”, in Asunción López-Varela Azcárate; Ananta Charan Sukla (eds). The Ekphrastic Turn. Inter-art Dialogues. Champaign, Illinois: Common Ground Publishing, pp. 130- 166, 2015.
BILMAN, Emily. Modern Ekphrasis. Bern/New York, Peter Lang, 2013.
CARMELO, Luís. “O cometa”, in A pé pelo paraíso. Lisboa: Publicações Europa-América., 2008.
CARMELO, Luís. “Oficina de Escrita Criativa, EC.ON”, Cursos Ícone, Lisboa, 12 de Abril de 2014 (cons. em 29/07/220, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=xLFsexuej0c ).
CHAPPLE, Freda. “On Intermediality”, in Cultura, Lenguaje y Representación/ Culture, Language and Representantion. Vol. VI (pp. 7-14). Cultural Studies Journal of Universitat Jaume I, 2008.
CRUZ, Afonso. “Déjeuner sur l’Herbe com Alguém a Afogar-se”, in Uma Terra Prometida. Contos sobre refugiados. Lisboa: Edições Zero a Oito, 2016.
ENGEL, Pascal (2008) “La pensée de la satire”, in Duval, Sophie et Saïdah, Jean-Pierre. Mauvais genre. La satire littéraire moderne. Pessac, Presses Universitaires de Bordeaux, pp. 10-38, 2008.
GENETTE, Gérard. L’Œuvre de l’art. Immanence et Transcendance. t. 1, Paris: Seuil 1992.
GENETTE, Gérard. L’Œuvre de l’art. La relation esthétique. t. 2, Paris: Seuil. 1997.
GLISSANT, Edouard. A Poética da Relação. Porto: Porto Editora, 2011.
HAN, Byung-Chul. Topologia da Violência. Lisboa, Relógio d’Água, 2019.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. “Feminismo em Tempos Pós-Modernos”, in Heloisa Buarque de Hollanda (org.). Tendências e Impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
HORSTKOTTE, Silke. “Ekphrasis as Genre, Ekphrasis as Metaphenomenology”, in Ronja Bodola and Guido Isekenmeier (Eds.) Literary Visualities. Visual Descriptions, Readerly Visualisations, Textual Visibilities. GmbH, Berlin/Boston: Walter de Gruyter, 2017.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modemismo: história, teoria, ficção. tradução Ricardo Cmz., Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.
JÚDICE, Nuno. O Segredo da Mãe. Um conto de Nuno Júdice inspirado na obra de Graça Morais, Lisboa, Quetzal, 2004.
MACHADO, Rosário Sousa. “Quem é Graça Morais”, in Júdice, Nuno O Segredo da Mãe. Um conto de Nuno Júdice inspirado na obra de Graça Morais, Lisboa: Quetzal., 2004.
MORIN, Edgar. “De la complexité: complexus”, in Soulié, Françoise (dir.) Les Théories de la Complexité. Autour de l’Œuvre d’Henri Atlan. Paris: Seuil, pp. 283-296, 1991.
NOGUEIRA, Carlos. A sátira na poesia portuguesa e a poesia satírica de Nicolau Tolentino, Guerra Junqueiro e Alexandre O’Neill, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, 2011.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo, EXO experimental org. / Ed. 34, 2005
VANDERLEI, Wanessa R. L. da F. M. Leituras cruzadas: o diálogo entre palavra e imagem na coleção “Olhar um Conto”. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Federal de Pernambuco (Centro de Artes e Comunicação. Letras), 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).