Ungulani Ba Ka Khosa e o fim dos mundos em Orgia dos loucos
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2020.v17n1a37895Keywords:
Ungulani, Líquidos, Orgia dos loucos.Abstract
Ungulani Ba Ka Khosa, romancista moçambicano amplamente reconhecimento por sua obra de abertura na literatura de Moçambique, Ualalapi, se dispõe novamente a reescrever a história em Orgia dos loucos, ao lançar seu olhar sobre as vozes esquecidas do pós-Independência do país banhado pelo Oceano Índico. Em meio às disputas pelo poder travadas após a libertação, os personagens dos contos reunidos nesta obra se veem no limiar do fim de seus mundos, um constante encontro entre vida e morte, início e fim, permeado pela exacerbação dos líquidos, fio condutor que liga tais acontecimentos ao fim da existência na cultura religiosa ocidental, o Dilúvio. O presente trabalho busca discorrer acerca do processo de reformulação da história perpassado pelos fenômenos escatológicos que acometem os personagens.
References
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
CABRAL, João de Pina. Crises de fraternidade: literatura e etnicidade no Moçambique pós-colonial. Horiz. antropol., Porto Alegre , v. 11, n. 24, p. 229-253, Dec. 2005.
KABWASA, Nsang O’Khan. “O eterno retorno”. O Correio da Unesco (Brasil), ano 10, n. 12, dez./1982.
KHOSA, Ungulani Ba Ka. Orgia dos loucos. São Paulo: Kapulana, 2016.
NOA, Francisco. Nós, Revista da lusofonia, nºs 35-40. Pontevedra – Braga, 1994.
RIBEIRO, Vanessa. Mulemba. Rio de Janeiro: UFRJ, V.1, n. 8, pp. 141 - 151 . jan./ jul. 2013.
RIBEIRO, Vanessa. Prefácio. KHOSA, Ungulani Ba Ka. Orgia dos loucos. São Paulo: Kapulana, 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).