As casas e as personagens femininas na ficção de Agustina Bessa-Luís
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2019.v16n2a38184Keywords:
Agustina Bessa-Luís, espaço ficcional, casas na ficção, personagens femininas.Abstract
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve análise de alguns romances de Agustina Bessa-Luís sob uma perspectiva: o modo como as personagens femininas relacionam-se com o espaço, principalmente o espaço da casa. Segundo o nosso estudo, a casa, na literatura da autora, é elemento fundamental para entendermos as identidades de suas figuras ficcionais femininas.References
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BESSA-LUÍS, Agustina. Eugénia e Silvina. 2ª Edição. Lisboa: Guimarães Editores, 1990.
______. A Sibila. Campinas: Pontes Editores, 2000.
______. Joia de família. Lisboa: Guimarães Editores, 2001.
______. Fanny Owen. Coleção mil folhas. Lisboa: Guimarães Editores, 2002a.
______. A alma dos ricos. Lisboa: Guimarães Editores, 2002b.
______. Dicionário Imperfeito. Seleção e organização de Manuel Vieira da Cruz e de Luís Abel Ferreira. Lisboa: Guimarães Editores, 2008.
______. Vale Abraão. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008.
______. O livro de Agustina. Lisboa: Guerra e Paz Editores, 2014a.
______; REGO, Paula. As meninas. Lisboa: Guerra e Paz Editores, 2014b.
DUMAS, Catherine. Mistério e realidade na obra de Agustina Bessa-Luís. In: Revista Colóquio Letras. n. 70. Lisboa: Fundação Gulbenkian, 1982, p. 31-38.
______. Estética e personagens nos romances de Agustina Bessa-Luís. Porto: Campos das Letras, 2002.
FILIZOLA, Anamaria. O cisco e a ostra: Agustina Bessa-Luís biógrafa. Tese de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Teoria Literária. Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas: Campinas, 2000.
GIROLA, Maristela Kirst de Lima. Entre a casa e a rua: o espaço ficcional e a personagem feminina no romance português da segunda metade do século XX. Tese de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Letras. Faculdade de Letras da Pontífica Universidade Católica: Porto Alegre, 2011.
LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976.
SEIXO, Maria Alzira. Agustina e Fanny Owen. In: Revista Colóquio Letras. n. 64. Lisboa: Fundação Gulbenkian, 1981, p. 68-71.
Referências Audiovisuais:
Agustina Bessa-Luís: nasci adulta e morrerei criança. Documentário. RTP 2. Produção: Olga Toscano. Realização: José de Almeida, 2005. Disponível em: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/agustina-bessa-luis-nasci-adulta-e-morrerei-crianca/ . Acesso em 20 de outubro de 2019, às 15 horas e 45 minutos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).