Notas de investigação sobre Aurora e Regina, Textos incompletos de Ana Plácido
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2020.v17n1a43999Keywords:
Ana Plácido, “Aurora”, “Regina”, textos incompletos, Gastão Vidal de Negreiros.Abstract
Este trabalho pretende analisar as obras incompletas de Ana Plácido: a primeira é uma peça intitulada“Aurora”, publicada em 1865, no jornal O Civilizador; o segundo é um romance folhetim chamado
“Regina”, publicado na Gazeta literária do Porto em 1868, com a assinatura de um dos pseudônimos
da autora, Gastão Vidal de Negreiros. Nosso objetivo é apresentar alguns dos aspectos mais relevantes
dos dois textos, e quais os caminhos que Plácido toma para dar destaque às mulheres, que são
protagonistas e dão títulos às duas obras.
References
ALONSO, Cláudia Pazos. “A trajetória literária de Ana Plácido e o papel de Camilo”. In
SOUSA, Sérgio Guimarães de. Representações do feminino em Camilo Castelo Branco.
Vila Nova de Famalicão: Casa Camilo / Centro de estudos Camilianos, 2014, p.39-64.
ANASTÁCIO, Vanda. Escritoras – women writes in portuguese before 1900. Disponível em
<http://www.escritoras-em-portugues.eu/1417106880-Cent-XIX/2015-0529-Ana-Plcido>,
acesso em 24 de janeiro de 2020.
BARROS, Teresa Leitão de. Escritoras de Portugal. Lisboa: Tip. de António B. Antunes, vol.
II, [S.l. : s.n.], 1924.
CABRAL, Fernanda Damas. Ana Plácido. Estudo, cronologia, antologia (narrativa). Lisboa,
Caminho, 1991.
GUIMARÃES, Adriana Mello. A voz de Ana Plácido na imprensa oitocentista. Marabá:
UNIFESSPA, Relatório de pós-doutoramento, 2018.
MARCO, Visconde do. Cartas inéditas de Camilo e de D. Ana Plácido. Lisboa: Livraria
Popular, 1933.
NEGREIROS, Gastão Vidal de (PLÁCIDO, Ana). “Regina – romance original- Prefácio”. In:
Gazeta Literária do Porto. Porto: N.º 1, Ano 1, 6 de janeiro de 1868a, p.6-7.
______ (PLÁCIDO, Ana), “Regina – romance original I”. In: Gazeta Literária do Porto.
Porto: N.º 2, ano 1, 1868b, p.15-16.
______ (PLÁCIDO, Ana), “Regina – romance original- II scenas de familia”, In: Gazeta
Literária do Porto. Porto: N.º 3, Ano 1, 6 de janeiro de 1868c, p. 27-28.
______ (PLÁCIDO, Ana), “Regina – romance original- III revelações”, In: Gazeta Literária
do Porto. Porto: N.º 4, Ano 1, 1868d, p.32-34.
______ (PLÁCIDO, Ana), “Regina – romance original- IV o vaticinio”, In: Gazeta Literária
do Porto. Porto: N.º 5, Ano 1, 6 de janeiro de 1868e, pp.42-43.
______ (PLÁCIDO, Ana), “Regina – romance original – continuação do número 5 e V- seis
annos depois”. In: Gazeta Literária do Porto. Porto: N.º 6, Ano 1, 1868f, p.56-57.
______ (PLÁCIDO, Ana), “Regina – romance original – continuação do número 6”. In: Gazeta
Literária do Porto. Porto: N.º 7, ano 1, 1868g, p.56-57.
______ (PLÁCIDO, Ana). “Regina – romance original – VII Remorsos”. In: Gazeta Literária
do Porto. Porto: N.º 8, Ano 1, 1868h, p.73-75.
______ (PLÁCIDO, Ana). “Regina – romance original – continuação do número 8”. In: Gazeta
Literária do Porto. Porto: N.º 9, ano 1, 1868i, p.80-82.
______ (PLÁCIDO, Ana). “Regina – romance original – continuação do número 9- VII
Eugenia”. In: Gazeta Literária do Porto. Porto: N.º 10, ano 1 1868j, p.94-96.Notas de investigação sobre Aurora e Regina, textos incompletos de Ana Plácido
______ (PLÁCIDO, Ana). “Regina – romance original – continuação do número 10- VII
Eugenia”. In: Gazeta Literária do Porto. Porto: N.º 11, ano 1, 1868l, p.103-104.
______ (PLÁCIDO, Ana). “Regina – romance original – continuação do número 11- VIII A
vítima”. In: Gazeta Literária do Porto. Porto: N.º 12, ano 1, 1868m, p. 94-96.
______ (PLÁCIDO, Ana). “Regina – romance original – continuação do número 12- XI O
encontro”. In: Gazeta Literária do Porto. Porto: N.º 13, ano 1 1868n, p. 119-120.
______ (PLÁCIDO, Ana). “Regina – romance original – continuação do número 13 – X
Partida”. In: Gazeta Literária do Porto. Porto: N.º 14, ano 1, 1868o, p. 128-130.
______ (PLÁCIDO, Ana). “Regina – romance original – continuação do número 14 – XI
Declaração”. In: Gazeta Literária do Porto. Porto: N.º 15, ano 1, 1868p, p. 143-145.
______ de (PLÁCIDO, Ana). “Regina – romance original – continuação do número 15 – XII
Marido e Mulher”. In: Gazeta Literária do Porto. Porto: N.º 16, ano 1, 1868q, p.149-151.
PASSOS, Teresa Ferrer. «Ana Plácido - A escritora. Breves notas biográficas». In: A Mulher
na Vida e Obra de Camilo. Famalicão: Centro de Estudos Camilianos/ Câmara Municipal de
Vila Nova de Famalicão, 1997, pp.193-208.
PIMENTEL, Alberto. Memórias do tempo de Camilo. Porto: Campanha Portuguesa Editora,
PLÁCIDO, Ana. “Aurora – drama em quatro actos”. In: O Civilizador n.º 7. Porto: 1 de janeiro
de 1865a, p.67-70.
PLÁCIDO, Ana. “Aurora – drama em quatro actos”, In: O Civilizador, n.º 9. Porto: 1 de
fevereiro de 1865b, pp.84-87.
PLÁCIDO, Ana. “Aurora – drama em quatro actos”. In: O Civilizador, n.º 11. Porto: 1 de
março de 1865c, p.104-108.
PLÁCIDO, Ana. “Aurora – drama em quatro actos”. In: O Civilizador, n.º 13. Porto: 1 de abril
de 1865d, p.128-130.
PLÁCIDO, Ana. “Aurora – drama em quatro actos”. In: O Civilizador, n.º 15. Porto: 1 de maio
de 1865e, p.150-152.
PLÁCIDO, Ana. “Aurora – drama em quatro actos”. In: O Civilizador, n.º 18. Porto: 15 de
junho de 1865f, p.177-179.
PEDRO, Carlota Maria Conceição Aires. Educação feminina no século XIX em Portugal: em
busca de uma consciência, mestrado em educação. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2006.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).