Mafra; Mafra e Saramago; Mafra apud Saramago
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v17n2a47284Abstract
O Convento de Mafra é o maior e mais ambicioso projeto do Portugal joanino e fonte de inspiração do romance Memorial do Convento, de José Saramago (1984). No presente ensaio discute-se a construção desse edifício sob três ângulos: no contexto da arquitetura e urbanismo na Europa Barroca; em relação às interpretações que suscitou no bojo da cultura portuguesa no século XIX, provável origem da visão saramaguiana sobre o seu significado; e finalmente, no texto do romance em questão.
Downloads
Published
2022-01-04
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).