Um automóvel chamado ditador: “Embargo”, de José Saramago
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v17n2a47299Abstract
Este ensaio é uma análise do conto “Embargo”, de José Saramago, publicado em Objecto Quase (1978), a partir de sete etapas curtas: 1. seu contexto histórico; 2. a noção de “sociedade do espetáculo”; 3. o laboratório para o romance Ensaio sobre a cegueira (1995); 4. a noção de “narrativa oblíqua”; 5. a noção de “escrita engenhosa”, a partir do cotejo de seu arremate com o datiloescrito acrescido das emendas do autor; 6. o humorismo pirandelliano; 7. e, por fim, a crítica à sociedade de consumo em analogia com um cartum de Quino.Downloads
Published
2022-01-04
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).