Entre ruínas da história: a presença feminina na narrativa de Carlos de Oliveira
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v18n2a47495Keywords:
Carlos de Oliveira, personagens femininas, neorrealismo português, erotismo.Abstract
O presente trabalho pretende recuperar a obra em prosa de Carlos de Oliveira, na tentativa de averiguar a presença feminina na obra de um escritor que se notabilizou como um dos principais representantes do neorrealismo português. Partindo das reflexões de Roland Barthes sobre o real em literatura, gostaria de demonstrar como as personagens femininas de Carlos de Oliveira funcionam como uma espécie de eixo estruturador do enredo narrativo, indo assim na contramão da quase assentada ideia de que o neorrealismo não foi lugar de abrigo para a presença feminina e para o erotismo.
Downloads
Published
2023-03-16
Issue
Section
Dossier
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).