O discurso mítico na obra de Fernando Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v1n18a51008Abstract
O discurso mítico surge com frequência na obra de Fernando Pessoa. Conforme a peculiaridade de cada escrito, esse discurso assume diversas fisionomias e fomenta o pensamento poético-filosófico característico do autor, ao mesmo tempo em que é desenvolvido e até mesmo privilegiado por ele. Com efeito, além de criar uma espécie de panteão peculiar com seus heterônimos, o poeta desenvolve reflexões sobre política, linguagem, metafísica, ética e até mesmo sobre sua própria aspiração, recorrendo a uma perspectiva mítica de alcance e relevância filosófica. Com este ensaio buscaremos investigar algumas variações do discurso mítico na obra de Fernando Pessoa, considerando sua articulação com o pensamento poético-filosófico do autor.Downloads
Published
2022-03-31
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).