A construção entre o vazio e a mentira: a propósito de Sem nome, de Helder Macedo
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2009.v10n1a57483Keywords:
bildungsroman, «casa vazia», mentira, romance contemporâneo português, Helder MacedoAbstract
Este ensaio procura explorar a intrincada relação que se estabelece, em Sem Nome, de Helder Macedo, entre o formato bildungsroman e a proposta ideológica do romance. O romance trata, simultaneamente, de uma relação dinâmica com o passado e de um movimento contínuo e irrefutável rumo a um futuro apenas insinuado, mas que é, na verdade, a força motriz da trama romanesca. Tomando como metáfora o funcionamento de um sistema segundo o estruturalismo, este ensaio analisa o sentido da ausência (comum ao passado e ao futuro), assim como o conceito da «casa vazia» de Deleuze. Por fim, reflete sobre o modo como a escrita e a repercussão de um texto ficcional - no caso, um relatório com posto de dados mentirosos produzido por Júlia, a personagem principal - podem se tornar, mesmo que aleatoriamente, caminhos eficazes para amadurecer e exorcizar fantasmas, sugerindo, afinal, que entre ficção e verdade os limites são mais tênues e menos dicotômicos do que o senso comum procura afirmar.Downloads
Published
2023-03-19
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).