Partes de África, de Helder Macedo: o balanço dos tempos
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2022.v19n1a57517Keywords:
PALAVRAS-CHAVES, conquista e colonização, Partes de África, pós-colonialidade, Próspero e CalibanAbstract
Partes de África de Helder Macedo se insere num conjunto de narrativas que estreitam laços entre a ficção e memória no que tange ao resgate testemunhal dos processos ditos “civilizatórios” que a Europa logrou impor aos povos da América e da África. O encontro de culturas criou impasses entre colonizadores e colonizados que se acirraram sobretudo a partir da formação dos grandes impérios coloniais a partir do século XIX. O romance de Helder Macedo, publicado em 1991, ilustra com uma acuidade algo polêmica para o tempo a crise do império português em África. Através da memória pessoal de quem viveu uma infância africana como filho e neto de administradores coloniais e de quem se posicionou claramente contra o sistema colonial, o romance faz uma análise polêmica do difícil encontro de culturas elegendo o oximoron como estratégia de construção ideológica e formal para evitar os maniqueísmos redutores frequentemente produzidos por mecanismos de culpas e ressentimentos.
References
Referências bibliográficas:
ARÊAS, Vilma. “Em modo de fivela”. In: CERDEIRA, T.C., A Experiência das fronteiras. Niterói, EdUFF, 2002, p.31-41.
BARTHES, R. Roland Barthes par Roland Barthes. Paris, Seuil (“Écrivains de toujours”), 1980.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1987.
BLOOM, Harold. The tempest. In: Shakespeare: the invention of the human. New York: Riverhead Books, 1998, p. 662-684.
CÉSAIRE, Aimé. Une Tempête. “D’après La Tempête de Shakespeare – Adaptation pour um théâtre nègre”. Paris, Seuil, 1969.
Conexão Letras. Vol. 4, nº. 4. 2009. “Jane Tutikian entrevista Helder Macedo, um dos grandes escritores portugueses da atualidade”.
DEPESTRE, René. Bonjour et adieu à la négritude. Paris: Robert Laffont, 1980.
LEVI, P. Naufragés et rescapés, trad. André Maugé, Paris, Gallimard, 1989.
MACEDO, H. Partes de África. Lisboa, Presença, 1991. 173p.
MACEDO, H. “Os enganos do olhar” (p.203-212). In: GIL, Fernando & MACEDO Helder. Viagens do olhar: Retrospecção, Visão e Profecia no Renascimento Português. Porto, Campo das Letras, 1998.
SANTOS, Boaventura de Sousa. “Entre Próspero e Caliban: colonialismo, pós-colonialismo e interidentidade”. In: “Novos Estudos: CEBRAP, no 66, julho 2003, p.23-52.
SHAKESPEARE, W. La Tempête (traduction François Laroque). Paris, Librairie Générale de France, 2011.
SEIXO, M.A. Discursos do texto. Lisboa, Bertrand, 1977.
STENDHAL. Le rouge et le noir. Paris, Garnier, 1968.
TODOROV, T. A conquista da América: a questão do outro. Paris, Seuil, 1982.
VELOSO, C. “Haiti”, 1992.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).