Três meninas rosianas
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2011.v11n2a57647Abstract
O ensaio Três meninas rosianas é a interpretação de três estórias de Guimarães Rosa protagonizadas por meninas: «A menina de lá», «Partida do audaz navegante» (Primeiras estórias) e Tresaventura» (Tutaméia). O terem em seu centro uma crianca do sexo feminino não é o único traço que as aproxima. Em todas apresenta-se a questão da transcendência e da imanência, a restauração do vínculo entre o sensível e o inteligível platonicamente cindidos, o poder propiciatório da palavra poética, a travessia, a transcensão de limites, que são temas recorrentes em Rosa. A criança desempenha uma tarefa fundamental no universo rosiano: a de defrontar-se com o mundo da perspectiva da primeira vez, o que lhe outorga um dom poético-filosófico, vivamente explorado pelo narrador em acoplamento estrutural com suas refletoras. A singularidade de cada estória dentro deste painel comum é o que o ensaio pretende evidenciar.Downloads
Published
2023-03-27
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).