Um farol no Atlântico: a correspondência entre Mário Cesariny e Sergio Lima
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2022.v19n2a58407Keywords:
Poesia portuguesa, Surrealismo, Mario CesarinyAbstract
O artigo focaliza as paisagens culturais e artísticas que se desdobram na correspondência ativa do poeta português Mario Cesariny com o brasileiro Sergio Lima, entre os anos de 1967 e 1995. São enfatizados aspectos relacionados ao surrealismo e à poesia presentes nas cartas trocadas pelos dois autores. O conjunto de cartas oferece subsídios importantes para ampliar o entendimento da obra poética de Cesariny, sobretudo em suas relações com o surrealismo e com autores portugueses como Teixeira de Pascoaes, Raul Leal, Bocage, Sá-Carneiro e Pessoa.
Downloads
Published
2023-10-20
Issue
Section
Dossier
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).