Figurações luso-brasileiras da infância no século XX: Dalcídio Jurandir e Soeiro Gomes
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2019.v16n1a27973Palavras-chave:
romance, século XX, infância, Dalcídio Jurandir, Soeiro Gomes.Resumo
O diálogo entre as literaturas portuguesa e brasileira sempre existiu, desde os tempos coloniais até a contemporaneidade, muito embora os influxos da literatura portuguesa na história literária brasileira tenham sido quase sempre mais evidentes, ou, pelo menos, mais evidenciados. No século XX, contudo, uma espécie de contrafluxo se manifesta, inclusive pela circulação de narrativas de autores brasileiros, ligados ao chamado romance de 30, entre literatos e intelectuais portugueses, fato que, para alguns críticos, foi paradigmático para a escritura de romances que deram origem ao neorrealismo português. Este parece ser o caso de Esteiros, do autor português Soeiro Pereira Gomes, publicado em 1941, curiosamente o mesmo ano de publicação de Chove nos campos de Cachoeira (1941), de Dalcídio Jurandir, escritor brasileiro, cuja obra também se alinha entre os bons romancistas de 30 (FURTADO, 2015). Considerando esse contexto, proponho aproximar estas duas experiências literárias em língua portuguesa publicadas no mesmo ano, em países diferentes, ambas de escritores militantes comunistas e que produziram uma ficção alinhada esteticamente ao compromisso com a denúncia social e a representação das minorias, dando tratamento ao tema da infância na primeira metade do século XX.
Referências
AMADO, Jorge. Conversas com Alice Raillard. (Trad. Annie Dymetman). ASA:Lisboa, 1992.
BUENO, Luís. Divisão e unidade no romance de 30. IN: WERKEMA, Andréa Sirihal...[et al.] (organizadores.) Literatura Brasileira 1930. Editora UFMG: Belo Horizonte, 2012
FURTADO, Marlí Tereza. Dalcídio Jurandir e o romance de 30 ou um autor de 30 publicado em 40. Teresa, São Paulo, n. 16, p. 191-204, jun. 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/teresa/article/view/115425/113035. Acesso em: 22 sep. 2017.
JURANDIR, Dalcídio. Chove nos Campos de Cachoeira. 4ª ed. rev. CEJUP:Belém, 1995
GOMES, Soeiro Pereira. Esteiros.3ª ed. Publicações Europa-América: Lisboa, 1972.
LEITE, Miriam L. Moreira. A infância no século XIX segundo memórias e livros de viagem. In: FREITAS, Marcos Cezar (org.). História Social da Infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 1997.
TOZONI-REIS, Marilia Freitas de Campos. Infância, escola e pobreza ficção e realidade. Campinas, SP: Autores associados, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).