Interdição e encantamento, uma lenda que perdura: "Fascinação", de Hélia Correia
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2020.v17n1a36936Palavras-chave:
Hélia Correia, Narrativa Portuguesa Contemporânea, IntertextualidadeResumo
O presente trabalho tem como objetivo a análise do conto “Fascinação”, de Hélia Correia, publicado em 2004. Através das relações intertextuais que estabelece com a narrativa contida no Livro de Linhagens do Conde D. Pedro e do célebre conto “A Dama Pé-de-Cabra”, de Alexandre Herculano, a autora apresenta ao leitor contemporâneo uma revisitação do mito ibérico a partir da ótica de Dona Sol, personagem apenas referenciada na ficção romântica dos oitocentos. O presente trabalho, portanto, pretende refletir sobre como o conto de Hélia Correia, situado na contemporaneidade e escrito a partir de um diálogo com textos da tradição literária, irá se estabelecer como uma narrativa que, revolucionando a linguagem, preenche silêncios e vestígios deixados pelos textos precedentes.Referências
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da História. In: ____________. Obras escolhidas I – Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996.
BUESCU, Helena Carvalhão. Mudar de vida? Predação, incesto e domesticidade em “A Dama Pé-de-Cabra”. In: _______________________. Cristalizações: fronteiras da modernidade. Lisboa: Relógio D’Água, 2005.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
CORREIA, Hélia. Fascinação. Lisboa: Relógio D’Água, 2004.
FIGUEIREDO, Monica. Ruínas, vestígios e silêncios: Lillias Fraser, de Hélia Correia. In: RIOS, Otávio (org.). O Amazonas deságua no Tejo: ensaios literários. Manaus: UEA Edições, 2009.
__________________. Impunemente sedutora, a ficção ocupa seu espaço: A casa eterna, de Hélia Correia. In: SILVEIRA, Jorge Fernandes da (org.). Escrever a casa portuguesa. Belo Horizonte: UFMG, 1999. GUERREIRO, Emanuel. Hélia Correia, a casa da palavra. Revista Colóquio/Letras, Lisboa, nº 173, p. 108-118, jan. 2010.
HERCULANO, Alexandre. A Dama Pé-de-Cabra. In: _____________. Histórias heroicas. Rio de Janeiro: Ediouro, 1968.
JAMEL, Maíra Contrucci. Lillias Fraser: um percurso através da memória. Rio de Janeiro: UFRJ – Faculdade de Letras, 2010.
MATTOSO, José. Narrativas dos livros de linhagem. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1983.
______________. Portugal medieval: novas interpretações. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1984.
PEDRO, Conde Dom. Portvgaliae monvmenta historica: livro de linhagens do Conde D. Pedro. Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa, 1980.
REIS, Carlos. A ficção portuguesa entre a Revolução e o fim do século. Revista Scripta, Belo Horizonte, v.8, nº15, p. 14-45, out. 2004.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).