Por Sinais de Fogo, de Jorge de Sena. Travessias

Autores

  • Pedro Fernandes de Oliveira Neto Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) / Professor

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2020.v17n1a37735

Palavras-chave:

Travessia, Romance português, Jorge de Sena

Resumo

Dentre as várias possibilidades de manifestação sobre a travessia na literatura, este texto recupera a passagem ou a transição subjetiva de um ponto e outro como elemento figurativo e compositivo do romance Sinais de fogo. Neste interior, esta leitura conforma, panoramicamente, três linhas específicas: a descoberta do amor e do erotismo, a descoberta de si e do outro e a descoberta da história e suas implicações nas realidades individuais e coletivas. Desenvolvido não necessariamente nesta ordem, uma vez que nosso itinerário de leitura se guia por certa liberdade ensaística, esses três planos se interseccionam e ressaltam o que se pode designar deste romance como uma imagem rica e pulsante sobre a gênese do artista, incluindo a encenação do seu conflito com a sociedade, o homem e seu tempo. Isto é, no final, o que a leitura proposta estabelece, ao deslindar a travessia entre a condição do homem e a do escritor, são algumas possibilidades interpretativas sobre aspectos formais e temáticos desta que é a única incursão de Jorge de Sena pela prosa romanesca.

Biografia do Autor

Pedro Fernandes de Oliveira Neto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) / Professor

Professor na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA); Doutor em Estudos da Linguagem com área de concentração em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGeL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); e Graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras e Artes (FALA) por esta mesma instituição. Coordena o Grupo Estudos sobre Romance; é membro do Grupo de Estudos Críticos da Literatura (GECLIT). É pesquisador colaborador na Cátedra Internacional José Saramago (sediada na Universidade de Vigo). Foi editor do pequeno jornal Trabuco e atualmente dirige com Miguel Koleff a Revista de Estudos Saramaguianos e, com Cesar Kiraly, a Revista 7faces. É autor de Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago (ensaio acadêmico, Editora Appris, 2012) Sertanices (poesia, inédito) e do e-book Palavras de pedra e cal (poesia, edição independente). Desde 2018 coordena a Coleção Estudos Saramaguianos que reúne publicações que acrescentam à compreensão e à contínua ampliação das fronteiras do universo literário de José Saramago. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Literaturas de expressão portuguesa, Literatura Comparada e Teoria Literária.

Downloads

Publicado

2021-06-06