As hipóteses do biográfico ou a Carmen de Agustina
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2019.v16n2a38186Palavras-chave:
Agustina Bessa-Luís, Prosper Mérimée, Carmen, biografemas, gênese literária.Resumo
Este artigo trata de uma abordagem do biográfico em um texto pouco trabalhado de Agustina Bessa-Luís, o ensaio “Carmen”, publicado, com tradução para o espanhol, de Eduardo Naval, na Revista de Occidente em 1993, e o original só posteriormente, em Contemplação carinhosa da angústia (2000). A partir de biografemas da Condessa de Teba, de sua filha a Imperatriz Eugénia e de Prosper Mérimée, Agustina propõe uma leitura inovadora da novela Carmen.Referências
BESSA-LUÍS, Agustina. Carmen. Revista de Occidente, Madrid, nº 142, p. 78-90, mar. 1993.
BESSA-LUÍS, Agustina. Alegria do mundo I. Escritos dos anos de 1965 a 1969. Lisboa, Guimarães, 1996.
BESSA-LUÍS, Agustina. Alegria do mundo II. Escritos dos anos de 1970 a 1974. Lisboa, Guimarães, 1998.
BESSA-LUÍS, Agustina. A Carmen. In: BESSA-LUÍS, Agustina. Contemplação carinhosa da angústia: Sel. e intr. de Pedro Mexia. Lisboa: Guimarães, 2000. p. 292-304.
BESSA-LUÍS, Agustina. Ensaios e artigos (1951-2007). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2016, 3v.
DUMAS, Catherine. Estética e personagens nos romances de Agustina Bessa-Luís. Porto, Campo das Letras, 2002.
MÉRIMÉE, Prosper. Carmen e outras histórias. Novelas contos completos. (Trad. Mario Quintana. Apres. Gloria Carneiro do Amaral.) Rio de Janeiro, Zahar, 2015. Edição digital: março de 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).