Rumos do conto português contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2020.v17n1a43997Palavras-chave:
Literatura portuguesa,Resumo
No prefácio à obra de Domingos Monteiro, um dos maiores contistas portugueses do século XX, João Bigotte Chorão lamenta a fraca posição do conto entre os géneros narrativos cultivados e lidos em Portugal, expondo um paradoxo dos tempos modernos, em que ninguém tem tempo para nada e, apesar disso, as pessoas sempre preferem ler ou comprar romances em vez de contos (2001, p. 18)...Referências
Chorão, J. Bigotte (2001). Histórias deste e de outro mundo. In Monteiro, Domingos. Contos e novelas, vol. I. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Ferreira, A. M. (2004). Arte maior: os contos de Branquinho da Fonseca. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Poe, E. A. (s/d). The philosophy of composition. Acessível em https://dp.la/primary-source-sets/the-raven-by-edgar-allan-poe/sources/764 (Cit. 11. 12. 2020).
Downloads
Publicado
2021-06-06
Edição
Seção
Apresentação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).