Aquela casa triste: o Portugal de Carlos de Oliveira e de Camilo Castelo Branco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v18n2a46171

Palavras-chave:

Carlos de Oliveira, Camilo Castelo Branco, narrativa, estudos comparados

Resumo

Considerando a estrutura, a carga simbólica, uma certa incidência lexical e, sobretudo a temática, o presente artigo visa uma aproximação entre as narrativas “Maria Moisés”, de Camilo Castelo Branco e Uma Abelha na Chuva, de Carlos de Oliveira. Acreditamos que esse exercício seja bastante produtivo pois, embora a comparação entre a obra desses dois autores pareça já exaustiva em relação à argumentação teórico-crítica, há poucos estudos comparativos publicados que consideram um atrito mais evidente entre os seus textos.

Biografia do Autor

Andreia Alves Monteiro de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Adjunta de Literatura Portuguesa e de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da  Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2019). Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Mestra em Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Graduada em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Licenciada em Letras pela Universidade Cândido Mendes (2009). Membro do grupo Pesquisas Literárias Luso-Brasileiras do Real Gabinete Português de Leitura. Membro associado ao Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Pesquisadora da Cátedra Almeida Garrett (UERJ); Pesquisadora vinculada ao projeto Páginas Luso-Brasileiras em Movimento (UFF;RGPL); Colabora com os projetos de investigação "Senhoras do Almanaque" e "Portugueses de Papel" do Grupo de Investigação 6 "Brasil-Portugal: cultura, literatura, memória", do CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias.

Referências

CASTELO BRANCO, Camilo. Maria Moisés. Novelas do Minho. Lisboa: Imprensa Nacional, 2017.

_______. O comendador. Novelas do Minho. Lisboa: Imprensa Nacional, 2017.

_______. Gracejos que matam. Novelas do Minho. Lisboa: Imprensa Nacional, 2017.

COELHO, Jacinto do Prado. Introdução ao estudo da novela camiliana. Lisboa: Imprensa Nacional, 2001.

FOUCAULT, Michel. Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

GUSMÃO, Manuel. Uma abelha na chuva: uma cosmologia trágica. OLIVEIRA, CARLOS. Uma abelha na chuva. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1986.

OLIVEIRA, Carlos de. O aprendiz de feiticeiro. Lisboa: Dom Quixote, 1971.

_______. Uma abelha na chuva. Porto: Assírio & Alvim, 2015.

REIS, Carlos. Introdução à leitura de uma abelha na chuva. Coimbra: Livraria Almedina, 1980.

Downloads

Publicado

2023-03-16