Carlos de Oliveira e(m) Gastão Cruz (com fiama de permeio) ou a duração da morte
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v18n2a46695Palavras-chave:
Gastão Cruz, Carlos de Oliveira, Fiama Hasse Pais Brandão, morte, memória.Resumo
Há muito de Carlos de Oliveira na poesia de Gastão Cruz, não apenas influência e relação intertextual, mas a presença do amigo que morreu em 1981 na obra do que ficou vivo. Este texto atravessa algumas das presenças de Carlos em Gastão, sob o diapasão da morte, enquanto nós, que gostamos de Gastão além de gostar de sua obra, vivemos a duração da sua morte, manifesta em sua doença degenerativa, que já o impede de escrever. Fiama Hasse Pais Brandão agenciará algumas das tangências mais fecundas entre os dois poetas, também próximos a ela e à sua obra. No final do texto, a palavra que abrirá as últimas portas é memória, sendo vista inclusive em sua imbricação com o esquecimento.
Referências
ALVES, Ida. A escrita poética de Carlos de Oliveira: corpo-fóssil. In. OLIVEIRA, Carlos de. Trabalho poético – antologia. Org. Ida Alves. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2021. pp. 157-176.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
BRANDÃO, Fiama Hasse Pais. Obra breve – poesia reunida. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.
CAMÕES, Luís de. Rimas. Ed. Álvaro J. da Costa Pimpão. Coimbra: Almedina, 2005.
CRUZ, Gastão. Carlos de Oliveira e a linguagem dos artesãos. In. A vida da poesia – textos críticos reunidos (1964-2008). Lisboa: Assírio & Alvim, 2008. pp. 98-100.
______. Os poemas [1960-2006]. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.
HALBERSTAM, Jack. A arte queer do fracasso. Trad. Bhuvi Libanio. Recife: Cepe, 2020.
HAN, Buyng-Chul. Morte e alteridade. Trad. Lucas Machado. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2020.
HEIDEGGER, Martin. Para quê poetas?. Trad. Bernhard Sylla; Vitor Moura. In. Caminhos de floresta. Coordenação científica da edição e tradução Irene Borges-Duarte. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. pp. 307-367.
HELDER, Herberto. Poemas completos. Lisboa: Porto Editora, 2014.
MAFFEI, Luis. A experiência de um poeta vivo: agora, Gastão. In. CRUZ, Gastão. Os poemas [1960-2006]. Op. cit. pp. 9-31.
MARTELO, Rosa Maria. Carlos de Oliveira – em homenagem a Drummond. In. A forma informe – leitura de poesia. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010. pp. 73-79.
NANCY, Jean-Luc. L’intruse. Paris: Galilée, 2000.
OLIVEIRA, Carlos de. Trabalho poético. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.
PAZ, Octavio. A dupla chama – amor e erotismo. Trad. Wladyr Dupont. São Paulo: Siciliano, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).