Clarice Lispector e a vanguarda da escrita feminina
Resumo
Como considerar a produção literária de Clarice Lispector em relação ao conceito de ‘vanguarda’ tal como esse conceito é problematizado pela própria Clarice Lispector, enquanto renovação, pesquisa e autoconhecimento? Considera-se, num primeiro tópico, o modo como foi lida por um de seus primeiros críticos, Antonio Candido, privilegiando aí o caráter de ‘renovação’ e o conceito de ‘romance de aproximação’ na leitura que o crítico faz do romance inaugural de Clarice Lispector, Perto do coração selvagem. Num segundo tópico, considera-se o espírito renovador de Clarice em relação a algumas romancistas que a antecederam. Num terceiro tópico, estabelece-se a relação entre a estrutura narrativa do romance A paixão segundo G. H. e do poema “Chuva Oblíqua-III”, de Fernando Pessoa, ambos centrados no desenho do percurso de incessante pesquisa de autoconhecimento de um ‘eu’ em direção a um ‘outro’, em que se testa a potencialidade da linguagem até um limite máximo, mediante criativo repertório de figurações poético-literárias.
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