Relato de um certo contemporâneo: o caso de Milton Hatoum
Resumo
Milton Hatoum tem se destacado como um dos grandes nomes da Literatura Brasileira. Em seus livros, encontramos estratégias de composição que problematizam o tempo e a narração à medida que também exploram tematicamente a escrita como um esforço de compreensão de um mundo irremediavelmente marcado pelas ruínas. Com esse ensaio, investigo como seu primeiro romance, Relato de um certo Oriente (1989), lança luz às diferentes formas de mobilizar o tempo e a história, desestabilizando as concepções mais tradicionais sobre o tempo cronológico a partir de um diálogo com a Teoria Literária, as Ciências Humanas e a Filosofia Contemporânea. Argumento que esse caráter desafiador é uma marca da literatura contemporânea, uma expressão multifacetada que, pela montagem do artista, faz emergir um conglomerado de tempos e espaços no agora.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).