O general Góes Monteiro: a formulação de um projeto para o Exército
Schlagworte:
Exército, Política e repúblicaAbstract
Este trabalho pretende contribuir para o conhecimento da obra político-intelectual do general Pedro Aurélio de Góes Monteiro, decisiva para o estabelecimento das bases militares do Estado Novo (1937-1945). Suas idéias e ação conduziram o processo que fez do Exército brasileiro, de instituição politicamente cindida desde as rebeliões dos anos 20, uma organização dotada de uma doutrina unificadora e demandas próprias.Literaturhinweise
CARVALHO, J. M. de. 1982. Armed Forces and Politics in Brazil, 1930-45, Hispanic American Historical Review. 62 (2): pp. 195ss.
COSTA, Vanda Ribeiro. 1985. Com Rancor e Com Afeto: rebeliões militares na década de 30, Ciências Sociais Hoje, Rio de Janeiro, ANPOCS.
KLINGER, B. 1958 . Parada e desfile duma vida de voluntário do Brasil, na primeira metade do século. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, p. 356.
BOMENY, H. M. B. (1980) A estratégia da conciliação: Minas Gerais e a abertura política dos anos 30. In A. M. de C. GOMES (coord.), Regionalismo e Centralização Política. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
FLYNN, P. (1979) A Legião Revolucionária e a Revolução de 30. In: FIGUEIREDO, Eurico de Lima. (org.). Os Militares e a Revolução de 30. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
YOUNG, J. (1979) Aspectos militares da Revolução de 30. In: FIGUEIREDO, Eurico de Lima. (org.). Os Militares e a Revolução de 30. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Livros
AZEVEDO, J. A. M. de. 1933. Elaborando a Constituição Nacional. Belo Horizonte, s.ed.,
ARARIPE, Tristão de Alencar. 1960. Tasso Fragoso. Um pouco de história do nosso Exército. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora.
BARROS, J. A. L. de. 1953. Memórias de um Revolucionário. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
CAMARGO, A. e Góes, W. de. 1981. Meio Século de Combate: diálogo com Cordeiro de Farias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
COELHO, E. C. 1976. Em Busca de Identidade: o exército e a política na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Forense.
COUTINHO, L. 1956. O General Góes Depõe. Rio de Janeiro: Coelho Branco.
FONTOURA, João Neves. 1933. Por São Paulo e pelo Brasil. São Paulo. s. ed.
MONTEIRO G. s.d. A Revolução de 30 e a finalidade política do Exército. Rio de Janeiro: Adersen Editores.
SMITH, P. S. 1979.Góes Monteiro and the role of the army in Brazil. La Trobe University Institute of Latin American Studies, Bundoora.
MICELI, S. 1977. Poder, Sexo e Letras na República Velha. São Paulo: Perspectiva.